X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?

Neste dia, os fiéis cristãos não comem carne vermelha ou de frango


Ouvir

Escute essa reportagem

A Sexta-feira Santa, que neste ano cai no dia 18 de abril, é uma data marcada pelo respeito e silêncio da comunidade cristã pela morte e pelo sacrifício de Jesus Cristo. Neste dia, os fiéis cristãos não comem carne vermelha ou de frango. A tradição existe desde o começo do cristianismo.

“A ideia de comer carne está associada à ideia de prazer, de saciedade, de estar em comunidade, de estar em conjunto com as pessoas. É considerado um ato de respeito ao fato de Jesus Cristo ter sido crucificado e morto nessa data”, explica Oscar D’Ambrosio, crítico e curador de arte.

O dia é encarado como de penitência. “Essa sensação de prazer, essa sensação de alegria, porque é um momento justamente de arrependimento do pecado original. E é um momento também de uma solidariedade, de uma contrição do corpo e da alma em respeito ao sofrimento de Jesus, que morre por todos nós”, lembra ele.

Tradição cristã relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

A Semana Santa representa a forma como os cristãos relembram os últimos dias da vida de Jesus. Ela começa no Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém, montado em um burro, símbolo da humildade, e vai até o Domingo de Páscoa, que é justamente o dia da ressurreição de Cristo.

Na crença, tal evento mostra aos seres humanos a possibilidade da redenção e da purificação do corpo e da alma. Neste ano, a Páscoa será celebrada em 20 de abril, próximo domingo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: