Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?
Neste dia, os fiéis cristãos não comem carne vermelha ou de frango
Escute essa reportagem
A Sexta-feira Santa, que neste ano cai no dia 18 de abril, é uma data marcada pelo respeito e silêncio da comunidade cristã pela morte e pelo sacrifício de Jesus Cristo. Neste dia, os fiéis cristãos não comem carne vermelha ou de frango. A tradição existe desde o começo do cristianismo.
“A ideia de comer carne está associada à ideia de prazer, de saciedade, de estar em comunidade, de estar em conjunto com as pessoas. É considerado um ato de respeito ao fato de Jesus Cristo ter sido crucificado e morto nessa data”, explica Oscar D’Ambrosio, crítico e curador de arte.
O dia é encarado como de penitência. “Essa sensação de prazer, essa sensação de alegria, porque é um momento justamente de arrependimento do pecado original. E é um momento também de uma solidariedade, de uma contrição do corpo e da alma em respeito ao sofrimento de Jesus, que morre por todos nós”, lembra ele.
Veja também
Tradição cristã relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo
A Semana Santa representa a forma como os cristãos relembram os últimos dias da vida de Jesus. Ela começa no Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém, montado em um burro, símbolo da humildade, e vai até o Domingo de Páscoa, que é justamente o dia da ressurreição de Cristo.
Na crença, tal evento mostra aos seres humanos a possibilidade da redenção e da purificação do corpo e da alma. Neste ano, a Páscoa será celebrada em 20 de abril, próximo domingo.
Comentários