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Brasil

Por que nº de passageiros da lista do avião que caiu mudou no dia após o acidente?

Informação foi confirmada pela empresa aérea Voepass (antiga Passaredo), responsável pelo voo, na manhã deste sábado, 10


Imagem ilustrativa da imagem Por que nº de passageiros da lista do avião que caiu mudou no dia após o acidente?
Polícia Civil encaminhou corpos ao IML de São Paulo |  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O número de mortos na queda de um avião em Vinhedo, no interior paulista, nesta sexta-feira, 9, subiu para 62. A informação foi confirmada pela empresa aérea Voepass (antiga Passaredo), responsável pelo voo), na manhã deste sábado, 10. No balanço feito na noite de sexta, a companhia havia reportada 61 óbitos.

O 58º passageiro que perdeu a vida na tragédia era Constantino Thé Maia. As outras quatro vítimas eram tripulantes da aeronave, que partiu de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

A Voepass informou que o nome de Constantino não apareceu inicialmente na lista de passageiros embarcados "por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados". A empresa, porém, não detalhou qual foi o problema técnico que causou a divergência nas listas.

"Em respeito à identidade do passageiro e de sua família, a Voepass decidiu confirmar a informação de que Constantino estava a bordo do voo 2283 somente quando não houvesse dúvidas", disse a companhia, por meio de nota. É protocolo no setor de aviação que o nome da vítima seja divulgado somente após o contato com a família.

As condições climáticas estão entre as hipóteses mais fortes para explicar a queda do avião. Imagens da queda do avião, que mostram a aeronave caindo em um giro vertical, posição chamada de "parafuso chato" no meio da aviação, são o principal indicativo de que o acidente ocorreu devido a uma perda de sustentação, o "estol".

Segundo especialistas, a perda de sustentação da aeronave pode estar associada à formação de gelo nas asas do avião, mas só a investigação será capaz de dar a resposta.

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