X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Polícia Militar do Rio de Janeiro passa a usar novo uniforme


Ouvir

Escute essa reportagem

A Polícia Militar do Rio de Janeiro começou a trocar o uniforme oficial da sua tropa nesta segunda-feira, 16. O objetivo da mudança, segundo a corporação, é padronizar os uniformes com outras forças militares e proporcionar maior conforto térmico e flexibilidade aos agentes, já que as novas roupas são mais largas, possuem tecidos mais leves e proteção solar. O boné dos agendes será substituído por boina, como é na Polícia Militar de São Paulo.

A nova farda já começou a ser utilizada pelos soldados e cabos e deve alcançar outras patentes gradualmente - o primeiro lote tem 8,5 mil novas fardas, segundo a PM-RJ, e agora serão pedidos mais uniformes. O design foi desenvolvido inspirado nas farda das tropas do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e das Forças Armadas. O tradicional azul marinho foi resgatado.

De acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, em nota divulgada pela PM-RJ, as novas roupas vão assegurar "unidade visual da instituição, pois não haverá diferença de tonalidades". "A padronização de tonalidade é quesito imprescindível para assegurar a unidade visual da Corporação junto à sociedade", afirmou a PM-RJ.

A instituição afirma também que os novos uniformes dos agentes foram criados com um tecido com tecnologias que garantem proteção a raios ultravioleta (UV), repelência a água e óleo e resistência contra desbotamento. E, em vez de boné, os policiais militares passarão a utilizar boinas.

"De acordo com estudo técnico, as boinas proporcionam um campo visual maior, especialmente para os policiais em missões de patrulhamento", diz a corporação. "Os gorros (bonés) permanecerão sendo utilizados apenas pelas unidades que adotaram a cor branca como tradição - Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios)."

Até o término do processo de aquisição de novas remessas de fardas para toda a tropa, os dois uniformes - o atual e o novo - serão utilizados por policiais, nas ruas e internamente nas unidades de polícia. Não há data para que todo o efetivo esteja com as roupas novas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: