X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Planos exclusivamente odontológicos alcançam 32,7 milhões de beneficiários


Ouvir

Escute essa reportagem

Dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que o setor de planos odontológicos registrou a marca de 32,7 milhões de beneficiários até março deste ano. O número representa um aumento de 7,23% em comparação ao mesmo período em 2023. A tendência de crescimento tem sido exponencial: só no período de um mês - entre janeiro e fevereiro de 2024 -, mais de 230 mil novos usuários se cadastraram. Nos Estados da Bahia, Alagoas e Paraíba, o número de beneficiários de planos odontológicos já ultrapassa o de usuários de planos do tipo médico hospitalar.

Para a Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como baixo custo - em média, o valor mensal de um plano básico é de aproximadamente R$ 20 -, aliado à facilidade de aquisição, por meio de canais de comercialização online. Ainda de acordo com a instituição, também entra nessa conta a maior conscientização da comunidade sobre a importância da saúde como um todo, incluindo a bucal.

De acordo com o relatório da ANS, a maioria dos planos é coletivo, do tipo empresarial, com cerca de 23,5 milhões de usuários registrados em março de 2024, enquanto os familiares e individuais representam mais de 5 milhões dos beneficiários.

Como já mostrado pelo Estadão, uma das explicações para o aumento expressivo de pessoas com planos odontológicos é a inclusão desse benefício em rodas de negociação de convenções coletivas de trabalho.

Em 10 anos, o número de beneficiários de planos com assistência de saúde dental saltou de 18,7 milhões para 31,3 milhões de pessoas - um aumento de 66,8%. Em comparação, no mesmo período, o número de beneficiários de planos médicos cresceu somente 5,3%. Isso significa que o número de consumidores de planos odontológicos cresceu 10 vezes mais do que o de convênios médicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: