X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Piloto inicia pouso em aeroporto errado e avião é obrigado a arremeter

O aeroporto não tinha capacidade para comportar a aeronave, que chegou a ficou a 300 metros do solo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Piloto inicia pouso em aeroporto errado e avião é obrigado a arremeter
Avião ficou a 300 metros do solo, mas precisou arremeter |  Foto: Reprodução / SBT News

Um avião quase pousou por engano, na manhã esta terça-feira (14), num aeroporto sem capacidade para comportá-lo em Catanduva, no interior paulista. A aeronave chegou a iniciar o procedimento de pouso e ficou a cerca de 300 metros do solo, segundo plataformas de rastreamento de voos.

Depois de se aproximar da pista do Aeroclube de Catanduva, a aeronave voltou a subir e, cerca de 15 minutos depois, pousou no destino correto: o aeroporto de São José do Rio Preto, a cerca de 60 quilômetros de distância.

Leia mais notícias Nacionais aqui

O caso foi registrado pelo site AeroIn, especializado em aviação, e confirmado pela reportagem. O site publicou áudios que registram os avisos da torre de controle ao piloto, informando sobre o equívoco.

O voo LA4640 saiu do aeroporto internacional de Guarulhos às 8h25 e pousou em São José do Rio Preto às 9h31. A aeronave em questão era um Airbus A320, que tem quase 36 metros de envergadura e 37,5 metros de comprimento. A pista em Catanduva tem 20 metros de largura e costuma ser usada apenas por aviões de pequeno porte.

É possível ver a trajetória do voo, com a manobra ao redor de Catanduva e depois o desvio em direção a São José do Rio Preto, no site RadarBox -que registra dados de navegação de voo, transmitidos pelas aeronaves.

A ferramenta registra que a aeronave chegou a cerca de 2.700 pés de altura (pouco mais de 820 metros) por volta das 9h15 em Catanduva, depois ganhou altitude novamente antes de pousar. O aeroporto está a cerca de 500 metros acima do nível do mar.

A Latam informou, em nota, que o avião "pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 9h31". A companhia confirmou que a aeronave "iniciou descida na altura de Catanduva". A empresa ressaltou que todos os passageiros desembarcaram normalmente.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: