X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

PF apura causa de incêndio no Parque Nacional de Brasília, vizinho à residência oficial de Lula


Ouvir

Escute essa reportagem

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar as causas do incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília neste domingo, 15. As investigações já estão em andamento, o objetivo era realizar todas as diligências no próprio domingo, mas a PF não divulgou mais informações do andamento. As informações foram confirmadas pelo diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire, em entrevista à GloboNews.

O parque está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo o instituto, o fogo começou no limite do parque com a Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República. O presidente do instituto, Mauro Pires, disse que o fogo foi um ato intencional e afirmou que as áreas de preservação têm sido alvo de criminosos.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Brasília, as chamas estão em área de difícil acesso e vegetação densa. Estima-se que 1,2 hectare foi atingido pelo fogo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva sobrevoaram o incêndio na tarde de domingo. Em suas redes sociais, Lula afirmou que "o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas".

O presidente destacou que a pasta da Saúde divulgou orientações para a população lidar com a fumaça e anunciou que se reúne nesta segunda-feira, 16, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para discutir ações "para lidarmos com essa emergência climática".

Ao todo, são 77 agentes combatendo o incêndio, eles são membros dos bombeiros, do ICMBio e do Instituto Brasília Ambiental. O Parque Nacional de Brasília foi criado em 1961 para proteger o Cerrado e o abastecimento de água da capital.

As fontes protegidas pelo parque são responsáveis por 25% da água potável que abastece o Distrito Federal. Número que deu ao local o apelido de Parque da Água Mineral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: