X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Paciente marca joelho a ser operado para evitar erro em cirurgia

O paciente marcou com uma caneta as palavras "sim" e "não" sobre os joelhos para evitar erro em cirurgia


Imagem ilustrativa da imagem Paciente marca joelho a ser operado para evitar erro em cirurgia
Anderson identificou o joelho que seria operado para não ter confusão |  Foto: Reprodução / Redes sociais

O geneticista Anderson Pontes Arruda, 50, viralizou esta semana por conta de uma postagem mostrando que teve que marcar com uma caneta as palavras "sim" e "não" sobre os joelhos, para que a equipe médica não se confundisse sobre qual deles seria operado.

A recomendação partiu da equipe médica do hospital onde a cirurgia seria realizada, na cidade de Fortaleza, no Ceará, para evitar confusões. O paciente rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e foi operado no último sábado (12).

Leia mais notícias Nacionais aqui

"Ela [a enfermeira] me deu as opções de desenhar um alvo sobre o joelho esquerdo, o que estava machucado. Ou então de escrever as palavras "sim" sobre ele e "não" sobre o joelho direito, que não seria operado", lembra Arruda.

Apesar de compreender a importância dessa medida de precaução, o geneticista achou muito curioso e engraçado o fato do paciente ter que assinalar a área a ser operada e acabou postando as imagens em seu perfil no Instagram.

"Eu postei como uma brincadeira, uma curiosidade. Mas fui surpreendido com a viralização do meu post, de repente a história começou a se espalhar, mas não foi minha intenção que isso acontecesse, só queria compartilhar essa curiosidade com os amigos".

A cirurgia, afirma Arruda, foi bem-sucedida e agora ele se recupera em casa, aguardando com ansiedade a volta para o trabalho. Ele diz que é ruim ficar "de molho", mas entende ser necessário. Serão 10 dias sem pisar, outros 10 caminhando com ajuda de muletas e só depois disso o geneticista poderá voltar a pisar.

"Correu tudo bem, estou sem dor, tomando medicação, iniciei na segunda (14) minha fisioterapia. Foi importante marcar o joelho certo. Já pensou se tivessem feito a cirurgia no que estava normal? Geralmente, cirurgias em órgãos ou membros duplos requerem mais atenção, porque a troca na hora da cirurgia pode mesmo ocorrer", afirmou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

DEMARCAÇÃO DE LATERALIDADE

Marcar membros antes da cirurgia não é algo novo na medicina brasileira. A prática é conhecida como "demarcação de lateralidade" e consiste na marcação de local ou locais a serem operados.

Esta demarcação é particularmente importante em casos de lateralidade (distinção entre direita e esquerda), estruturas múltiplas (por exemplo, dedos das mãos e dos pés, costelas) e níveis múltiplos (coluna vertebral) e consta do Protocolo para Cirurgia Segura, editado pelo Ministério da Saúde, em julho de 2013.

A finalidade desse protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: