X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

O que Alckmin conversou com o novo papa? Vice-presidente conta sobre encontro


Ouvir

Escute essa reportagem

SÃO PAULO - Geraldo Alckmin (PSB) contou que conversou em português com o novo papa, Leão XIV, e foi respondido, com simpatia, em uma mistura de português e espanhol, o famoso “portunhol”.

O vice-presidente brasileiro foi uma das lideranças recebidas pelo pontífice após a primeira missa celebrada por ele.

Durante a transmissão ao vivo, não foi possível ouvir o que Alckmin e Leão XIV conversaram. Além de dar um beijo na mão do novo papa, o vice-presidente lhe entregou um convite. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o pontífice para visitar o Brasil e participar da COP-30, que será em Belém.

“Disse ao Papa que ele, além de estadunidense, é o segundo latino-americano (a assumir o papado), porque toda sua vida sacerdotal foi no Peru, e o primeiro amazônico, pois o Peru faz parte da Grande Amazônia", contou aos jornalistas, em Roma, neste domingo, 18.

O áudio da coletiva do vice-presidente foi enviada ao Estadão pela equipe de comunicação dele.

O pontífice não disse se atenderia ao convite de Lula, mas recebeu-o com “muita simpatia”, disse Alckmin.

Questionado sobre o convite para visitar a Ucrânia, Alckmin disse que não há nenhuma decisão, mas afirmou querer reforçar as palavras do novo pontífice. “O Papa Leão XIV traz uma palavra de paz e semeia esperança. Acho que nesse mundo difícil, conturbado, complexo, que vivemos hoje, semear paz e esperança é muito importante.”

A missa inaugural do pontificado de Leão XIV ocorreu neste domingo, dez dias depois de Robert Francis Prevost ter sido eleito para comandar a Igreja Católica. Nascido nos Estados Unidos, ele atuou por mais de duas décadas no Peru e também tem a cidadania do país andino.

A primeira homilia de Leão XIV foi marcada por referências a Santo Agostinho, um dos mais importantes pensadores do cristianismo, e por um pedido de unidade pela paz. “Esta é a hora do amor”, clamou.

Camisa do Santos

No sábado, 17, o vice-presidente informou, por meio das redes sociais, ter se encontrado com cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, que cuida das relações internacionais da Santa Sé.

A Gallagher, entregou uma camisa do Santos, um presente ao Papa. “Este é o time do Pelé”, disse, em vídeo publicado no X (antigo Twitter).

Aos jornalistas, contou que, com ele, conversou sobre o Brasil, justiça social e a “questão do meio ambiente”.

‘Diálogo interreligioso’

Questionado por uma jornalista sobre o avanço das igrejas evangélicas no Brasil, Alckmin, que é católico, respondeu que o “importante é o diálogo interreligioso”. “O Brasil, por exemplo, tem também um sincretismo. As pessoas têm uma religião, mas participam de outros credos. Acho que isso é o importante.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: