X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Morre o físico Rogério Cerqueira Leite, aos 93 anos

Pesquisador de renome internacional, Leite teve papel fundamental na criação e gestão de centros de pesquisa e inovação


Ouvir

Escute essa reportagem

Morreu na madrugada deste domingo, 1, o cientista brasileiro Rogério Cezar de Cerqueira Leite, aos 93 anos. O velório está sendo realizado desde as 13h no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, e o sepultamento ocorre às 17h.

Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o engenheiro e físico era professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), e também lecionou na Universidade de Paris (Sorbonne).

Imagem ilustrativa da imagem Morre o físico Rogério Cerqueira Leite, aos 93 anos
Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o engenheiro e físico era professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), e também lecionou na Universidade de Paris (Sorbonne). |  Foto: Reprodução/Youtube - History of Science

Pesquisador de renome internacional, Leite teve papel fundamental na criação e gestão de centros de pesquisa e inovação como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), uma das primeiras incubadoras de empresas do país, segundo comunicado da Unicamp.

Atualmente, presidia o conselho de administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos complexos de pesquisa em ciência e tecnologia mais importantes do Brasil.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou as contribuições do cientista à ciência e às instituições brasileiras de pesquisa, afirmando que ele teve também forte atuação também "na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país".

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) também lamentou em nota a morte do professor: "Sua dedicação ao ensino, à pesquisa e à inovação fez dele um exemplo de comprometimento com o desenvolvimento do país. Seu falecimento representa uma grande perda para a comunidade científica nacional e internacional".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: