X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Ministério pede mobilização da Enel, Aneel e Prefeitura de SP, com nova tempestade prevista


Ouvir

Escute essa reportagem

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou nesta sexta-feira, 18, ofícios à Prefeitura de São Paulo, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Enel Distribuição São Paulo, solicitando mobilização de equipes após alertas climáticos para o período entre 18 (esta sexta) e 20 de outubro (domingo), na capital paulista. O pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) é direcionado também ao governo do Estado.

No caso da Aneel, o acionamento é da equipe de fiscalização junto às concessionárias de distribuição de São Paulo. O documento cita a necessidade de "acionamento da contingência ao enfrentamento de situação que eventualmente enseje a interrupção de energia". A Agência deverá avaliar a mobilização de equipes, pelas concessionárias, no caso da necessidade de recomposição de redes de distribuição.

Na quinta-feira, foi realizada reunião entre o regulador e concessionárias. O ministro pede o apoio do governo do Estado de São Paulo às prefeituras no ponto da regularização urbanística.

A queda de árvores durante o período de chuva e o impacto na rede elétrica foi um dos principais fatores responsáveis pela interrupção do serviço de energia.

O alerta emitido pela Defesa Civil acerca de fortes tempestades e rajadas de vento considera o período que vai desta sexta até domingo em diversas regiões do Estado de São Paulo, incluindo a capital. "Reitero meu entendimento exposto por meio do Ofício de 17 de novembro de 2023, em que manifestei ser premente e necessária a mobilização conjunta entre as equipes da Prefeitura de São Paulo, do Estado de São Paulo e das concessionárias de distribuição de energia elétrica no Estado de São Paulo" disse o ministro em ofício assinado nesta sexta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: