X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Lula sanciona lei que institui o Dia Nacional do Maracatu no Brasil

A escolha da data homenageia o mestre Luís de França, líder do Maracatu Leão Coroado por quatro décadas, um dos mais antigos do país


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lula sanciona lei que institui o Dia Nacional do Maracatu no Brasil
Durante seu discurso, Lula defendeu o apoio governamental para impulsionar o maracatu em todo o país, enfatizando a necessidade de incentivos e patrocínios que coloquem essa arte em destaque no cenário nacional |  Foto: Frame de vídeo do Gov.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (12), a lei que institui o Dia Nacional do Maracatu, a ser celebrado anualmente em 1º de agosto. A proposta, que tramitava no Congresso há cinco anos, foi aprovada no mês passado e formalizada em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

A escolha da data homenageia o mestre Luís de França, líder do Maracatu Leão Coroado por quatro décadas, um dos mais antigos do país, fundado em 1863 e sediado em Olinda. Coincidentemente, o dia também marca o Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto no Recife, ressaltando a importância da tradição na cultura pernambucana.

Durante seu discurso, Lula defendeu o apoio governamental para impulsionar o maracatu em todo o país, enfatizando a necessidade de incentivos e patrocínios que coloquem essa arte em destaque no cenário nacional.

A fala do presidente gerou polêmica na imprensa do Sudeste do País, porque o governo discute um pacote de corte de gastos. Investir em cultura, contudo, é uma política pública. E não investir também.

O maracatu tem uma importância histórica, cultural e simbólica profunda para as pessoas negras no Brasil, especialmente em Pernambuco, onde a tradição é mais forte. Essa manifestação cultural está diretamente ligada à resistência, identidade e afirmação da cultura afro-brasileira.

As pessoas negras, muitas vezes privadas de suas identidades e culturas, usaram o maracatu como uma maneira de afirmar sua herança cultural e sua autonomia, criando uma conexão com suas raízes africanas e se opondo ao processo de desumanização imposto pela escravidão.

"A gente vai ter que arrumar dinheiro, a gente vai ter que arrumar patrocínio para que essa arte chamada maracatu tenha o mesmo apreço e o mesmo respeito que tem o rock, o samba, qualquer outro show", afirmou o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: