X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Litoral de SP tem alerta para ressaca e ondas grandes


Depois de uma sequência de dias marcados por forte calor, a chegada de uma frente fria em Santos (SP) favorece a incidência de pancadas de chuva desde a terça-feira de carnaval, dia 13. Conforme a Defesa Civil do município, além da instabilidade climática, o mar também deve ficar bastante agitado nos próximos dias.

A expectativa é de maré alta e ondas que podem chegar até três metros entre o fim da tarde desta Quarta-feira de Cinzas, 14, até sexta-feira, 16, a baía e no estuário de Santos.

"Na região da baía de Santos, no entanto, há previsão de ondas que podem ultrapassar três metros de altura no fim da tarde de quinta-feira, 15", de acordo com informações do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos.

Nesta quarta, a chuva é esperada a qualquer período do dia, podendo chegar com intensidade forte em alguns momentos, de forma persistente e acompanhando raios. "O calor deve ser mais ameno e as precipitações podem continuar ao longo da quinta-feira, 15, mas em menor quantidade", de acordo com o órgão municipal.

Ainda segundo o meteorologista da Defesa Civil do município, Franco Cassol, são esperados de 45 a 90 milímetros de chuva. "Esse volume seria o acumulado dos três dias de chuva, incluindo entre terça e quinta-feira, embora o maior volume seja desta quarta-feira."

Estado de atenção para ressacas

Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção por causa da previsão de altura significativa das ondas, entre dois e três metros, podendo evoluir para "alerta" caso ultrapasse os três metros, conforme estimativa prevista para quinta-feira.

"Se as previsões oceanográficas se confirmarem, não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos devido à intensidade e direção preferencial das ondas", acrescenta o boletim do NPH-Unisanta.

Neste período, a Defesa Civil de Santos orienta que as pessoas evitem a prática de esportes náuticos e fiquem atentas aos carros estacionados em garagens subterrâneas.

Veja a previsão do tempo para Santos nos próximos dias, de acordo com a Meteoblue:

- Quarta-feira: entre 23ºC e 28ºC;

- Quinta-feira: entre 21ºC e 26ºC;

- Sexta-feira: entre 20ºC e 27ºC.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo disse que nas últimas 12 horas foram registrados acumulados de chuva em todo o território paulista, que variaram entre 50mm e 165mm. Em Santos, foi de 58mm.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: