Jovem é encontrado com vida no pico Paraná após quase 5 dias de buscas
Roberto estava desaparecido desde o dia 1 de janeiro
Roberto Farias Tomaz, 20, que estava desaparecido desde o dia 1º no pico Paraná, na Serra do Mar paranaense, foi encontrado vivo na manhã desta segunda-feira (5). Ele chegou sozinho à localidade de Cacatu, em Antonina, segundo os bombeiros.
A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná às 10h45. O jovem será levado para um hospital na cidade, mas aparenta estar bem.
De acordo com as informações colhidas pelos bombeiros, Roberto e uma amiga começaram a subir o pico através de uma trilha por volta das 13h de 31 de dezembro. Antes de chegarem ao cume, Roberto vomitou algumas vezes durante o trajeto. Mas eles seguiram o caminho e chegaram ao alto por volta das 4h do primeiro dia de 2026.
A montanha tem 1.877 m de altitude, a mais alta do Sul do Brasil.
Por volta das 6h30, Roberto e a amiga iniciaram a descida com outros trilheiros, e, durante o trajeto, o rapaz acabou se afastando. As circunstâncias ainda não estão claras.
Roberto não estava com celular e não tinha experiência em atividades semelhantes, de acordo com o registro dos bombeiros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e as buscas começaram por volta das 14h de quinta-feira (1º). As buscas seguiram nos dias seguintes, com montanhistas e sobrevoo de aeronave com câmera térmica.
A vítima caminhou mais de 20 km sozinho na mata até encontrar local seguro. "Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades, descer as encostas e chegar sozinho lá", falou o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Ícaro Gabriel.
Roberto ligou para a irmã assim que chegou na fazenda. "Eu estou na fazenda CGH, na usina hidrelétrica Cacatua. Eu estou cheio de roxos pelo corpo, várias escoriações e estou sem enxergar, porque perdi meu óculos, sem bota, e só isso. Eu estou bem", relatou durante uma videochamada gravada.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários