X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Javalis são apreendidos em criação ilegal em Santa Catarina

Animais e suas cruzas (javaporcos) são proibidos pela legislação do estado desde dezembro de 2023


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Javalis são apreendidos em criação ilegal em Santa Catarina
Criação de javalis no país tem se tornado um problema debatido há anos pela setor agropecuário |  Foto: Divulgação/Comando de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina

A Polícia Militar Ambiental de Caçador, em Santa Catarina, apreendeu cinco javalis em uma propriedade particular, sendo criados de forma ilegal. Os animais foram recolhidos e levados para o abate sanitário.

Uma lei dezembro de 2023 proíbe esse tipo de criação agropecuária no estado, por contribuir de forma negativa para a destruição da flora e da fauna locais. O proprietário foi autuado.

A PM chegou até o local, uma fazenda no interior de Calmon, a 440 km de Florianópolis, após receber uma denúncia anônima. A apreensão dos animais foi feita em 31 de janeiro.

Os agentes localizaram a propriedade e identificaram o responsável, que confirmou o fato e mostrou onde estavam os animais.

Javalis e suas cruzas (javaporcos) são proibidos pela legislação do estado desde dezembro de 2023, conforme a lei 18.817, que "dispõe sobre o controle populacional e o manejo sustentável do javali-europeu (sus scrofa) em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento".

A PM informa que o proprietário foi atuado por não possuir licenças para criação dos animais exóticos invasores.

A criação de javalis no país tem se tornado um problema debatido há anos pela setor agropecuário, com posicionamento contundente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que atua no combate. O javali é um animal que se reproduz rápido, não é fácil de ser controlado e se desloca com facilidade.

Ele pode percorrer até 70 km por dia, o que dificulta o mapeamento e o controle das populações. Uma fêmea pode dar à luz a até duas ninhadas por ano, com mais de 10 filhotes por gestação.

Levantamento feito por um grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros mostra que a população de javalis triplicou no país nos últimos dez anos.

Segundo o estudo, divulgado em dezembro de 2023, 1.152 municípios reportaram avistamentos em 2022, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. Em 2012, há dez anos, eram 370 municípios.

A medição oficial da presença deste animal no país foi interrompida em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

A Câmara dos Deputados e o governo federal têm debatido o assunto. O Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali no Brasil, criado em 2017 no governo Temer, perdeu a validade em janeiro de 2022. O governo avalia uma nova versão, mas não há data definida.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: