X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Janja critica Musk e diz que desbloqueio de contas no X é ação contra democracia

Primeira-dama ainda disse que as publicações feitas pelo dono do X atacam a soberania brasileira


Imagem ilustrativa da imagem Janja critica Musk e diz que desbloqueio de contas no X é ação contra democracia
Janja criticou a postura de Elon Musk, dono do X |  Foto: Reprodução

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, criticou nesta segunda-feira (08) o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, e chamou a liberação de contas bloqueadas judicialmente de ação contra a democracia.

O empresário publicou no final de semana críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu sua renúncia ou impeachment, e disse que levantaria restrições impostas por decisões judiciais.

"Volto a repetir que esse tipo de ação do X, além de ser uma ação coordenada contra a democracia, também é uma ação que visa lucro e o mundo civilizado não pode ficar de joelhos frente a essa articulação da extrema direita, que tenta corroer nossa sociedade", disse Janja, no X.

A primeira-dama disse ainda que as publicações de Musk atacam a soberania brasileira e desrespeitam decisão judicial. "Esses perfis são utilizados para disseminar fake news, ódio e misoginia, e também para sustentar a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023."

Dentre as contas desbloqueadas, está a de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista com mandado de prisão emitido em 2021 e foragido nos Estados Unidos. Como mostrou a Folha de S.Paulo, o país negou extraditá-lo por crimes considerados de opinião, mas aceitou dar seguimento a outros crimes e demandou mais informações -- ainda não prestadas pela Justiça brasileira.

Moraes incluiu Musk agora como investigado no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento.

O ministro decidiu ainda que rede social deve se abster de desobedecer qualquer ordem judicial já proferida pelo STF ou pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No final do ano passado, a primeira-dama foi alvo de invasão no seu perfil no X. À época, ela criticou administradores da plataforma e disse que ela lucra com discursos de ódio.

Musk, então, disse: "Não está claro como alguém adivinhar a senha do email dela é nossa responsabilidade". Em resposta, Janja disse que ele adota "tom irônico" e minimiza a invasão ao perfil dela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: