X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Inmet emite alerta de baixa umidade para a Grande SP e cidades do interior; veja previsão


Ouvir

Escute essa reportagem

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta terça-feira, 18, um alerta de baixa umidade para a Grande São Paulo. Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

O órgão recomenda:

ingestão de líquido;

evitar o desgaste físico nas horas mais secas;

evitar exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia.

O alerta vale também para outras regiões do interior do Estado, como Campinas, Taubaté, Sorocaba e Ribeirão Preto; e também para municípios da Baixada Santista, no litoral.

O aviso foi feito na cor amarela, que indica um "perigo em potencial". A mancha também cobre regiões de outros Estados, como Piauí, Bahia e Maranhão, no Nordeste; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, no Centro-Oeste; e Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Sudeste.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, o mês de junho registra um acumulado de 0,3mm de chuva até o momento, o que corresponde a apenas 0,6% da média do mês, que é de 49,5mm.

Desde 1995, o junho menos chuvoso da capital paulista foi o de 2002, quando foi registrado um índice pluviométrico médio de 1,5mm no mês.

A falta de chuvas no território paulista - e nos demais Estados - é explicada pela permanência de uma massa de ar seco (bloqueio atmosférico) na região central do Brasil. "Essa condição meteorológica inibe a formação de nuvens que provocam chuva e que também interfere na livre passagem de sistemas frontais pela costa paulista", informa o CGE.

Previsão para os próximos dias em São Paulo

A previsão para os próximos dias em São Paulo é de permanência deste cenário atmosférico: poucas nuvens, máxima elevada, e baixa umidade relativa do ar.

A quarta-feira, 19, deve ter uma madrugada com termômetros em torno dos 15°C, céu com poucas nuvens e predomínio de Sol no decorrer do dia. A temperatura máxima deve chegar aos 28°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 30%.

Na quinta, 20, dia que começa o inverno no hemisfério Sul (o início está marcada para as 17h51, horário de Brasília), também será de tempo seco e sem previsão de chuva.

"As temperaturas variam entre mínima de 14°C na madrugada e máxima por volta dos 27°C durante a tarde. Os porcentuais de umidade seguem baixos com valores mínimos próximos aos 30%. Também será mais um dia marcado por grande amplitude térmica", afirmou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: