X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Inmet: Distrito Federal tem a pior seca em 20 anos com 150 dias sem chuva


Ouvir

Escute essa reportagem

O Distrito Federal registra a pior seca das últimas duas décadas, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em nota. Nesta sexta-feira, 20, o Distrito Federal completou 150 dias sem chuva, o equivalente a cinco meses de seca, segundo o instituto. "Este ano de 2024 só perde para o ano de 1963, quando o Distrito Federal registrou, à época, 163 dias sem chover. Faziam 20 anos que a capital federal e regiões administrativas não enfrentavam uma seca tão rigorosa: a última vez foi em 2004, quando o Distrito Federal ficou 147 dias sem chuva", observou o Inmet.

O último registro de chuva na capital federal e nas regiões administrativas foi em 23 de abril. O Inmet analisou os dados históricos de seca em Brasília desde 1962. De acordo com o instituto, é observado um aumento significativo na quantidade de dias secos desde a década de 1980, com uma média de 80 dias sem chuva. Neste ano foi registrado o segundo maior período de seca severa no Distrito Federal, de acordo com o levantamento histórico do Inmet.

O Inmet alerta para risco de incêndios florestais e piora na qualidade do ar decorrente da seca. O institui prevê a ocorrência de rápidas pancadas de chuva isoladas na transição de setembro para outubro no Distrito Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: