X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Incêndio atinge prédio do Copan e assusta moradores

Prédio é tombado e é um dos principais ícones da cidade de São Paulo e foi projetado por Oscar Niemeyer


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Incêndio atinge prédio do Copan e assusta moradores
Incêndio no Edifício Copan |  Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Um incêndio atinge o histórico edifício do Copan, no centro de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 3. As chamas já estão sendo controladas pelo Corpo de Bombeiros, que informam que o fogo se deu início nas juntas de dilatação do edifício. Ao todo, nove equipes atuam na ocorrência, em duas frentes: no 22° andar e no 33° andar do edifício. Não há registro de vítimas.

"Não se trata de incêndio em apto (sic) e sim nas juntas de dilatação do edifício, nove equipes estão atuando, sem informações de vítimas até o momento".

Registros feitos por moradores mostram uma grande quantidade de fumaça saindo pelas janelas e viaturas dos Bombeiros atuando na ocorrência. Por conta do incêndio, muitos moradores tiveram que evacuar e deixar seus apartamento. Ruas no entorno foram interditadas.

O prédio é tombado e é um dos principais ícones da cidade de São Paulo. É conhecido especialmente pelas curvas, projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Segundo a tenente Olívia, do Corpo de Bombeiros, informações preliminares indicam que o incêndio começou no 22° andar, e a presença de uma tela de proteção do edifício tem dificultado a dispersão da fumaça.

"Nós temos informações de que é o 22° andar. O prédio é coberto é por uma tela de proteção. Isso faz com que a fumaça se espalhe e tenha mais dificuldade de sair do local, por conta dessa tela", disse a tenente em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

A Defesa Civil, em nota, informou o Corpo de Bombeiros segue tentando "verificar a origem da fumaça branca que está saindo entre as juntas de dilatação" do Copan. O órgão reforçou que, até o momento, não há informações de vítimas.

Segundo o diretor de carnaval Judson Sales, de 40 anos, que mora no Copan desde 2009, o fogo teria começado em algum local do prédio acima do 18º andar (o Copan tem 35 andares), no bloco D ou E.

Ambos os blocos foram evacuados e às 17h15 continuavam interditados - os moradores não podiam entrar nem para buscar animais de estimação, por exemplo, segundo Sales. Nenhum outro bloco está interditado, mas um grupo de moradores idosos do bloco C preferiu descer e se reunir no térreo, relatam pessoas que trabalham em estabelecimentos comerciais do edifício.

O bloco D é de apartamentos maiores e o E tem quitinetes. Segundo Sales, os bombeiros vasculharam todos os apartamentos do bloco E e não encontraram nenhum foco de incêndio, e às 17h15 estariam vasculhando o bloco D.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: