X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

CNU tem alteração no edital e novas regras para provas de título; confira quais são

Convocação para a entrega de títulos acontece na terça, junto com a divulgação da nota das provas objetivas e discursivas


Ouvir

Escute essa reportagem

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou alterações no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU), com mudanças nas regras para a prova de títulos.

Agora, o cargo de técnico em informações geográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá de apresentar títulos.

A convocação para a entrega de títulos ocorrerá na terça-feira (08), junto com a divulgação da nota das provas objetivas e discursivas. Nos dias 9 e 10 será preciso enviar os documentos pelo site do CNU.

Outra alteração é quanto à pontuação. Em alguns casos, os títulos garantiriam 0,5 ponto na nota final. Agora, subiu para 1.

As provas de títulos serão classificatória para a maioria dos cargos, fazendo com que o candidato consiga posição melhor na lista final e, com isso, possa escolher o local de trabalho, em casos onde houver essa opção.

Há cargos, no entanto, que são obrigados a entregar títulos para provar nível de graduação, especialização e, até mesmo, experiência no mercado de trabalho seja em vagas formais ou como autônomos. Também será válida experiência de quem já prestou serviços à administração pública.

A chamada prova de títulos irá analisar documentos que comprovem cursos, pós-graduações ou até experiências profissionais na área dos inscritos que tiverem se classificado nas etapas anteriores.

O novo edital do CNU traz o detalhamento das documentações que devem ser entregues. Diplomas de graduação ou pós-graduação devem ser originais ou cópia autenticada. O candidato deve tirar uma foto ou transformar a imagem em PDF e enviar.

Serão aceitos os formatos PDF, PNG ou JPG, do tamanho máximo de 2 MB. Os convocados poderão enviar os documentos por upoload no site do CNU, na área do candidato. O espaço específico, porém, ainda não foi liberado.

Poderão ser aceitos como comprovação de graduação ou pós-gradução os diplomas ou as cópias autenticadas. É preciso enviar frente e verso. No caso de quem precisa provar registro específico da categoria profissional, como advogados, será necessário enviar a cópia desse documento comprobatório.

Quem fez residência deve enviar o documento comprovando. A regra é válida para médicos e outros profissionais da saúde. Quem tem carteira assinada deve enviar a cópia do documento físico ou digital, ou mesmo uma declaração do empregador comprovando o vínculo.

Autônomos e MEIs (Microempreededores individuais) podem enviar a cópia dos contratos de prestação de serviços, de documentação de pagamento de imposto à Receita Federal ou setor público, e declaração da empresa para o qual presta serviços.

No caso de empate, a nova regra diz que terá preferência o candidato com 60 anos ou mais no último dia da inscrição. Também são critérios de desempate a maior nota na redação seguida da maior nota na prova objetiva e nos títulos.

Jurados judiciais e prestadores de serviços eleitorais voluntários são ainda outros critérios de desempate.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO CNU

Eventos - Data

Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) - 8 de outubro

Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva - 8 e 9 de outubro

Envio dos títulos - 9 e 10 de outubro

Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) - 17 de outubro

Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência - 17 a 25 de outubro

Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas - 2 e 3 de novembro

Resultado preliminar da avaliação de títulos - 4 de novembro

Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos - 4 e 5 de novembro

Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência - 13 de novembro

Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência - 13 e 14 de novembro

Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos - 19 de novembro

Previsão de divulgação dos resultados finais - 21 de novembro

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: