X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Hospital de Canoas, no Rio Grande do Sul, é evacuado após inundação


Ouvir

Escute essa reportagem

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, foi evacuado por causa de uma inundação que atingiu a cidade neste sábado, 4. A informação foi confirmada pela prefeitura do município no X, antigo Twitter, que orientou que a população procure o Hospital Nossa Senhora das Graças, também na cidade, em caso de emergências médicas.

"A prioridade no Hospital de Pronto Socorro de Canoas é salvar vidas e transferir todos os pacientes com segurança", escreveu o órgão na rede social. Na quinta, 2, o hospital de Três Coroas, também na Grande Porto Alegre, foi interditado devido a uma inundação.

Em transmissão nas redes sociais na manhã deste sábado, o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou a situação crítica de Canoas. Segundo ele, a água afetou os geradores do hospital e prejudicou o abastecimento de energia.

Crianças resgatadas sem suas famílias, conforme a prefeitura, estão sendo encaminhadas para o Hospital Universitário. Canoas é a terceira cidade gaúcha mais populosa, com 357,7 mil habitantes, atrás de Porto Alegre e Caxias do Sul.

O Rio Grande do Sul enfrenta seu pior desastre climático. O número de mortos chegou a 57 e ultrapassou o total de vítimas da passagem de um ciclone extratropical acompanhado de chuvas em setembro - à época, 54 pessoas morreram. Segundo a Defesa Civil, há 67 desaparecidos.

Dos 497 municípios gaúchos, 300 foram afetados pelos temporais. Em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba bateu nível recorde, alagou ruas do centro histórico e a rodoviária, além de obrigar diversos moradores a saírem de casa. O Aeroporto Salgado Filho suspendeu operações.

A posição geográfica do Rio Grande do Sul, entre as áreas tropicais e as polares, favorece a ocorrência de eventos climáticos extremos, mas eles têm se tornado mais intensos e frequentes com a piora do aquecimento global. Os especialistas alertam que os efeitos da crise climática serão sentidos com cada vez mais força no Brasil nos próximos anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: