X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Haddad não é 'pavão presunçoso' e sabe que economia não tem milagre, diz Lula

Lula também celebrou o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre deste ano


Imagem ilustrativa da imagem Haddad não é 'pavão presunçoso' e sabe que economia não tem milagre, diz Lula
Haddad não é 'pavão presunçoso' e sabe que economia não tem milagre, diz Lula |  Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (5), afirmando que o ministro não é um "pavão presunçoso" e sabe que na "economia não tem milagre".

Lula também celebrou o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre deste ano e comparou o cenário econômico atual com o de seu primeiro mandato.

"'Ah, o Lula tem sorte' [por causa do crescimento do PIB]. Eu [não] tenho sorte, não, eu tenho capacidade e vontade de trabalhar. E montei uma equipe extraordinária. O Haddad não é um pavão presunçoso. O Haddad é um homem sério, bem formado, comprometido com esse país. E ele trabalha sabendo que economia não tem milagre nem mágica. Economia é trabalho", afirmou o presidente.

Lula concedeu entrevista para a Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG), onde participou de entrega de obras de ampliação do hospital de clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

O presidente foi questionado sobre o crescimento da economia no segundo trimestre. Nesta terça-feira (3), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a economia brasileira cresceu acima das projeções dos analistas. A alta do PIB (Produto Interno Bruto) chegou a 1,4% ante os três meses iniciais deste ano.

Por causa do resultado da economia, o Ministério da Fazenda indicou que deve revisar para cima a projeção para o crescimento do PIB de 2024 -atualmente em 2,5%-, mas vê risco de a atividade econômica pressionar a inflação e alta de juros como incerteza à frente.

Haddad afirmou no mesmo dia que o desempenho do PIB no ano deve superar 2,7% e que a equipe econômica pode reestimar receitas para 2025 se a atividade econômica do país continuar mostrando força nos próximos meses.

Durante a entrevista, nesta quinta, o presidente ainda afirmou que a situação da economia lembra os indicadores do seu primeiro mandato, após ter recebido um quadro de Fernando Henrique Cardoso que ele descreveu como "o país estava quebrado".

O mandatário ainda ressaltou o aumento do salário com ganho real nos últimos dois anos, a massa salarial crescendo 11,7% e citou a menor taxa de desemprego dos últimos dez anos.

Lula já havia comemorado o resultado do PIB na terça-feira, em duas postagens em redes sociais. Na primeira, celebrou o fato de que o índice se soma a outros indicadores que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros.

"Mais uma notícia boa para a economia. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre de 2024, uma alta de 3,3% em relação a um ano atrás. Crescimento que se soma ao aumento dos empregos, o consumo das famílias e melhor qualidade de vida. Sem bravata e mentiras. É isso que importa", escreveu o presidente no Threads -uma das redes utilizada como alternativa ao X.

Mais tarde, Lula postou um quadro comparativo que mostra que o Brasil teve o segundo maior crescimento da economia no trimestre, apenas atrás do Peru e empatado com a Arábia Saudita. Atribuiu esse índice ao "trabalho", apesar de muitos ressaltarem que se trata de sorte.

"O Brasil é medalha de prata no crescimento do PIB no mundo. Muito trabalho. Mas você já ouviu falar que é sorte, né?"

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: