Golpe do falso advogado: 11 são presos por suspeita de invasão a sistemas de Tribunais de Justiça
Escute essa reportagem
Onze pessoas foram presas nesta quarta-feira, 26, como suspeitas de invasão aos sistemas dos Tribunais de Justiça e uso de dados profissionais de advogados, aplicando o chamado golpe do “falso advogado”.
A operação interestadual, realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, também cumpriu 26 mandados de busca e apreensão.
Investigadores identificaram indícios de envolvimento dos suspeitos com facções criminosas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Cinco suspeitos foram presos em São Paulo. “Identificamos contatos dos suspeitos com facções, mas precisamos confirmar essas ligações, essa migração para os crimes digitais, ao longo das investigações”, afirmou o delegado regional de Joinville, Rafaello Ross, em entrevista coletiva em São Paulo.
Os criminosos estariam utilizando a identidade de advogados e dados de processos judiciais a partir de pesquisas em fontes abertas para obter informações sobre vítimas e processos em andamento.
A partir daí, eles se passavam por advogados e aplicavam golpes nas vítimas. Os criminosos também acessaram dados dos Tribunais de Justiça de forma indevida. Ainda não há suspeita de envolvimento de servidores públicos. A polícia investiga como os criminosos conseguiram acessar as informações sigilosas.
Os autores dos crimes foram identificados em vários estados, com grande concentração de vítimas nas cidades catarinenses de Blumenau e Joinville – só nesta cidade foram registrados 100 boletins de ocorrência nos últimos meses.
Em São Paulo, foram cumpridos 12 mandados de prisão em São Paulo, Guarulhos, Itaqua e São Vicente.
Comentários