X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Geada e temperaturas abaixo de 5ºC são registradas no RS e SC em plena primavera


Ouvir

Escute essa reportagem

Um manto de gelo cobriu parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta quarta-feira,13, em plena primavera. A onda de frio polar, com temperaturas mínimas abaixo de 5°C e geada, surpreendeu os moradores.

Na Serra Gaúcha, os termômetros registraram os valores mais baixos. Em São José dos Ausentes, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 5,2°C, enquanto em Cambará do Sul a mínima foi de 5,5°C. O município de Vacaria também registrou temperaturas baixas, com 6,2°C. Na capital, Porto Alegre, a temperatura mínima ficou em 13,5°C.

Em Santa Catarina, o frio foi ainda mais intenso. Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, a 1.300 metros acima do nível do mar, registrou a temperatura mínima mais baixa do estado, com 0,54°C.

No interior de São Joaquim, a vegetação amanheceu coberta por uma camada de gelo, um cenário muito comum no inverno. Urubici e Bom Jardim da Serra, famosas por suas belas paisagens montanhosas, também registraram temperaturas próximas a zero, com 1,2°C e 3,8°C, respectivamente. Os dados são da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento climático em Santa Catarina.

De acordo com a MetSul Meteorologia, é comum que massas de ar polar alcancem o Sul do Brasil em qualquer época do ano, mesmo no verão. A ocorrência de geadas em meses mais quentes, como janeiro e março, já foi registrada diversas vezes nos últimos anos, embora seja menos frequente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: