X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Frio e chuva em São Paulo? Veja a previsão para outras regiões


Depois de dias quentes na capital paulista, a expectativa é de que a temperatura comece a cair nesta semana, principalmente a partir da próxima sexta-feira, 12. Nesta segunda-feira, 8, a variação ficará entre 19ºC e 30ºC. Na terça-feira, 9, a máxima não passará dos 26ºC. Ao longo da semana ainda haverá uma oscilação nos termômetros.

Neste domingo, 7, a capital paulista amanheceu com céu encoberto, névoa úmida e leve sensação de frio. No decorrer do dia, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os ventos úmidos que sopram do mar mantêm o céu com variação de nuvens e curtos períodos de sol, mas sem previsão de chuva significativa para a capital paulista.

Nesta segunda-feira, o dia começa com sol entre poucas nuvens. "A condição meteorológica favorece a elevação da temperatura, que chega facilmente aos 30°C durante a tarde. A previsão é de chuva rápida na forma de pancadas isoladas no período da noite, porém com baixo volume", acrescenta o órgão municipal.

Nos próximos dias, porém, a temperatura diminui, amenizando o forte calor registrado nos últimos dias. De acordo com a Meteoblue, a temperatura deve cair nesta semana, especialmente a partir da próxima sexta-feira. A segunda quinzena deve iniciar com tempo nublado e chuvoso. As chuvas mais significativas estão previstas a partir do dia 14, devendo persistir pelo menos até o dia 18.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em São Paulo:

Segunda-feira: entre 19ºC e 30ºC;

Terça-feira: entre 21ºC e 26ºC;

Quarta-feira: entre 20ºC e 29ºC;

Quinta-feira: entre 20ºC e 26ºC;

Sexta-feira: entre 20ºC e 23ºC;

Sábado: entre 19ºC e 23ºC;

Domingo: entre 20ºC e 25ºC.

Interior do País continua com fortes pancadas de chuva

Conforme a Climatempo, a chuva tem sido persistente em áreas do Norte e Nordeste do Brasil, além de Mato Grosso e Goiás.

Este domingo deve começar com muita nebulosidade e tem chance de chuva a qualquer hora do dia em uma faixa que vai desde o norte de Goiás até o leste do Pará e costa norte nordestina, segundo a empresa de meteorologia. Nas capitais Palmas, Belém e Teresina, há possibilidade de chuva ao longo de todo o dia com grandes volumes acumulados. "Em Cuiabá, Goiânia e no Distrito Federal também há condições para chuva forte, mas essas pancadas devem começar apenas à tarde."

O cenário deve se repetir pelo menos até terça-feira. "Em boa parte do Centro-Oeste, leste do Pará e no Matopita (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) as fortes pancadas de chuva devem continuar ocorrendo", acrescenta a Climatempo.

Em áreas onde o solo já está saturado, o risco de transtornos é maior. "Problemas como pontos de alagamentos e enchentes podem ser observados nessas regiões. Chove forte em um curto período de tempo", alerta a empresa de meteorologia.

O que fazer para amenizar os efeitos dos alagamentos:

Evite transitar em ruas alagadas;

Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores;

Abrigue-se em casas e prédios;

Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento de trânsito de sua região. Também acione a defesa civil, em caso de situações de risco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: