X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Frente fria deve provocar ondas de até 3 metros nos litorais de SP e Rio

A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem a prática de esportes no mar


Imagem ilustrativa da imagem Frente fria deve provocar ondas de até 3 metros nos litorais de SP e Rio
A fotógrafa e filmmaker Andressa Galvão é fotografada enquanto filma surfista no mar |  Foto: Divulgação/Diego Silva

A Defesa Civil estadual e a Marinha emitiram alertas para risco de ressaca no mar até a próxima quinta-feira (10), entre Santos, no litoral paulista, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com possibilidade de ondas de até três metros de altura.

O motivo é a passagem de uma frente fria que vai mudar o tempo no estado de São Paulo. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem a prática de esportes no mar, como como surfe, windsurfe e kitesurf.

Na Baixada Santista, a tendência é que a temperatura não passe de 21ºC nesta terça (8), com pancadas de chuva durante todo o dia. A partir de quarta, entretanto, o sol volta a aparecer. Na sexta-feira (11), a expectativa é de calor forte, com 36ºC de máxima.

Na cidade de São Paulo, o paulistano ainda está longe de ver de novo ruas alagadas, mas o o avanço da frente fria no oceano deve contribuir para que esta terça seja marcada por tempo nublado com chuva fraca e chuviscos isolados, além da diminuição temporária de calor e dos baixos índices de umidade durante as tardes.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a quantidade de nuvens não permite que as temperaturas subam.

A mínima prevista para esta terça é de 16°C e a máxima não deve superar os 20°C. É um cenário bem diferente em relação ao calor desta segunda (7). No mirante de Santana, na zona norte, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 29,6ºC.

Na Sé, região central paulistana, a umidade relativa do ar caiu para apenas 24,3% a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a índice abaixo de 60% é prejudicial à saúde.

Para esta terça, o CGE diz que na média da cidade, a umidade deverá alcançar os 60% satisfatórios, mas poderá cair de novo nesta quarta-feira (9), quando os termômetros podem marcar até 25ºC.

De acordo com a Defesa Civil, no interior paulista o cenário de tempo seco e firme se mantém, e as temperaturas deverão subir gradativamente nesta terça, garantindo a sensação de calor e até de abafado em alguma regiões.

Em Bauru, por exemplo, a máxima prevista para esta terça é de 30ºC, com tendência de alta nos demais dias da semana. Não há previsão de chuva para o município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: