Farmácias estão autorizadas a fazer exames clínicos
Permissão para realizar testes de glicemia e de Covid foi ampliada para mais de 40 tipos de exames
Escute essa reportagem

Uma nova resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), atualizou as normas de coleta, exames e análises para o diagnóstico de doenças. As mudanças entram em vigor nesta terça-feira (1) e traz como principal novidade a autorização para que farmácias e consultórios isolados possam realizar exames clínicos.
Os exames autorizados pela Anvisa devem ser de etapa única, com caráter de triagem.Até agora, as farmácias só eram autorizadas a realizar testes de covid-19 e glicemia. Com a mudança, a lista de exames clínicos que podem ser feitos nos estabelecimentos chega a cerca de 40 tipos, como o de detecção da dengue, por exemplo.
Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a nova resolução é positiva, e posiciona as farmácias como porta de entrada do sistema de saúde do país. A instituição contabiliza atualmente cerca de seis mil salas configuradas para a realização de exames. Durante a pandemia, as farmácias responderam por 20,7 milhões de testes de covid, sendo 10% dos casos considerados graves com orientação de encaminhamento ao hospital.
Pela nova regra, farmácias e consultórios isolados estão autorizados a realizar exames que não precisem de instrumento de leitura para os resultados e que tratem de material biológico primário, ou seja, que não necessitem de procedimento para obtenção .Todos os outros serviços de análise clínica, como exames de sangue, ficaram restritos aos postos de coleta e aos laboratórios.
Comentários