X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 25°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ENEM
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ENEM
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Fabricantes e bares apostam na confiança na relação com a clientela

foto autor
Estadão Conteúdo
15/11/2025 - 17:00 • Atualizada em 15/11/2025 às 17:13
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

As principais companhias de destilados que atuam no País estão se movimentando no sentido de dificultar a vida dos falsificadores, o que se tornou mais urgente após a descoberta de fábricas clandestinas que forneceram bebidas contaminadas com metanol.

A Diageo, por exemplo, acaba de lançar a campanha “Da nossa fábrica pro seu drink”, cujo pilar central é uma plataforma de comunicação que ajuda o consumidor a comprar de forma segura. O site do The Bar, e-commerce oficial da Diageo, passa também a oferecer novas funcionalidades como uma lista dinâmica de varejistas e revendedores homologados. Além disso, um canal de WhatsApp orienta consumidores, bares e restaurantes sobre onde comprar de forma segura usando geolocalização.

Imagem ilustrativa da imagem Fabricantes e bares apostam na confiança na relação com a clientela
Além de aperfeiçoar procedimentos internos, casas estão investindo na comunicação com clientes Foto: Taba Benedicto/Estadão

A Brown-Forman, responsável por marcas como Jack Daniel’s, aprimorou o seu atendimento via SAC – informando quem são seus distribuidores homologados. Além disso, a companhia faz parte do grupo de trabalho do governo do Estado e de campanhas da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

“Como toda a sociedade, nós também fomos vítimas dos falsificadores e dos comerciantes que, diante de um produto 50% mais barato, sabiam o que estavam fazendo ao comprá-los”, disse André Duarte, Senior Public Affairs Managers da Brown-Forman.

Já Benoît Laug, CEO da Pernod Ricard Brasil, afirmou que a empresa “opera sob os mais rigorosos padrões de qualidade nacionais e internacionais, apoiados por certificações reconhecidas, auditorias rigorosas e controles abrangentes em todas as etapas de nossa cadeia de produção”. “Isso inclui protocolos de testes avançados para cada ingrediente e em cada lote antes do engarrafamento e envio para o mercado. Essas medidas são projetadas para garantir que nossos produtos atendam aos mais altos padrões de segurança e autenticidade.”

Companhias como a Bacardi-Martini, a Beam Suntory e a Campari também mantêm e ampliaram programas de combate à falsificação.

Imagem ilustrativa da imagem Fabricantes e bares apostam na confiança na relação com a clientela
A produtora de conteúdo Luísa Carvalho diz que voltou a frequentar bares já conhecidos: ‘Muito mais segura’ Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O movimento de bares especializados em coquetelaria chegou a cair até 80% no auge da crise do metanol. Para recuperar a confiança do consumidor, as casas estão aprimorando procedimentos internos e a comunicação com os clientes. “A questão é mostrar para o cliente que trabalhamos com seriedade”, disse Fernando Dlouhy, gerente do Cascasse il Mondo Bar, na Pompeia, zona oeste. “A crise foi um momento de estreitar o laço com nossos clientes e de personalizar ainda mais o nosso atendimento”, afirmou Ricardo Miyazaki, do The Punch Bar, no Paraíso, na zona sul.

Luciano Ricarte Silva, proprietário do Mundi Bar, no centro, lembrou a pandemia. “Não tem vacina. A vacina é a confiança, que precisa ser recuperada.” Silva tem promovido masterclass sobre destilados, convidando o consumidor a conhecer melhor os produtos.

Gabriel Santana, do Santana Bar (Pinheiros, zona oeste) e do Cordial (centro), articula a criação de uma “rede de confiança” em que bares recomendam outros estabelecimentos idôneos para clientes. “A ideia é que os bares de uma mesma região criem essa sinergia, e todos se responsabilizem por todos”, disse Santana.

Já Jean Ponce, proprietário do Guarita (Pinheiros), Fechado (Consolação) e outros, aponta atitudes práticas para resguardar a qualidade dos produtos. “Temos toda a equipe treinada para receber mercadorias. Todo mundo aprendeu a fazer conferência. Só aceitamos fornecedores certificados. Se não tiver o registro da empresa, não recebemos o produto”, afirmou Ponce.

Além disso, Ponce está fechando uma parceria para adquirir uma máquina de descarte de garrafas. “A ideia é que bares vizinhos possam usar a máquina para garantir que nenhuma garrafa seja reaproveitada por falsificadores.”

Já Cairê Aoas, da Fábrica de Bares, destacou a criação do selo Drink Seguro e a assinatura de termo de responsabilidade com a Diageo que garante a compra apenas de distribuidores homologados em todas as casas do grupo. “A lição que fica é o risco de comprar produtos com preços distantes da realidade. É um risco sanitário e um risco para a saúde pública. Não se pode colocar ninguém em risco por conta de diferença de valores.”

O Grupo Carrefour Brasil e todas as suas bandeiras (Carrefour, Atacadão e Sam’s Club) informou que adquire bebidas destiladas exclusivamente de fabricantes oficiais, em lotes controlados. “As embalagens chegam lacradas e vedadas pelo produtor, o que assegura autenticidade, qualidade e segurança. A companhia mantém procedimentos rigorosos de controle no recebimento, com verificação documental e conferência física das mercadorias, garantindo total rastreabilidade desde a origem até as prateleiras.”

Hellen Tatiana Lima, diretora comercial do Assaí Atacadista, afirmou que mantém critérios rigorosos de controle. “Nossos fornecedores passam por qualificação cadastral e de compliance. No recebimento, realizamos uma checagem que concilia as informações documentais com a verificação física de lotes, datas de fabricação/validade e integridade de lacres/selos e embalagens, além do registro sistêmico do lote e do destino por loja e/ou centro de distribuição. Trabalhamos exclusivamente com fabricantes oficiais”, disse.

O Grupo Pão de Açúcar informou, em nota, que todas as bebidas alcoólicas comercializadas pela rede Pão de Açúcar e Extra Mercado são adquiridas diretamente da indústria fabricante e distribuidoras próprias, cumprindo requisitos legais e regulatórios do setor, e dentro de rigoroso e responsável processo de compra. “A companhia segue comprometida em atuar de maneira responsável, prezando pela segurança e a qualidade na comercialização de produtos vendidos nas lojas e canais online.”

Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o setor realiza cerca de 350 mil eventos por ano. “Trabalhamos com treinamentos para a identificação de produtos adulterados. E aderimos a uma campanha da Diageo em que apresentamos ao público dos eventos que os produtos saem direto das fábricas”, disse Doreni Caramori Jr., presidente da Abrape. “Essa é a oportunidade de profissionalizar todo o setor”, disse.

Leia mais

  • 1
    Setor de bebidas se mobiliza para combater as falsificações no País
  • 2
    Paula Lindenberg: ‘Vamos garantir que o mercado continue limpo para o futuro’
  • 3
    Descarte correto de garrafas é fundamental; projetos podem contribuir para segurança
  • 4
    Sem o controle da indústria legal, produto expõe consumidor a risco

Inicialmente, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi Clubes) recomendou a associados que parassem de vender destilados e sugeriu a análise de estoques. “Agora, estamos começando o processo de retomada. Com parcerias com a indústria e seguros da procedência, recomendamos aos clubes que retomem a comercialização de destilados”, disse Sérgio Nabhan, presidente do sindicato. A retomada marca também a parceria com a Diageo.

Desde o início dos registros de intoxicações, consumidores adotaram a confiança como critério na opção pelo consumo. A designer e produtora de conteúdo Luísa Carvalho, de 23 anos, disse que ficou bastante preocupada no início, mas retomou a confiança e visitou bares que já conhecia. “Fiquei quase um mês longe dos bares, mas agora estou voltando aos poucos e muito mais segura.”

A fotógrafa Graziella Widman, de 49 anos, relatou como tem atravessado esse período. “A primeira reação foi evitar tomar destilados fora de casa. Aos poucos foram aparecendo as notícias de onde vieram as bebidas adulteradas. Consultei um amigo que entende de bar e fomos a um bar confiável. Bebemos tranquilas”, contou.

Ícone tags Tags Assaí [supermercado] Bebida Alcoólica CARREFOUR intoxicação metanol Pão de Açúcar [empresa]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ENEM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ENEM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM