X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

FAB persegue e intercepta avião clandestino vindo da Bolívia

Avião foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro


Imagem ilustrativa da imagem FAB persegue e intercepta avião clandestino vindo da Bolívia
Avião foi incendiado por suspeitos que fugiram |  Foto: Reprodução Instagram @fab_oficial

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou na tarde desta quarta-feira, 10, nas proximidades de Rondônia, uma aeronave oriunda da Bolívia que entrou no espaço aéreo brasileiro de forma clandestina.

A interceptação aconteceu por volta das 13h30, quando o tráfego ilícito foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (Sisdabra). A FAB acionou as aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano para atender a ocorrência, que foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).

Assim que a atividade ilícita foi identificada, a aeronave suspeita recebeu a determinação para fazer um pouso obrigatório em Cacoal, Rondônia, mas não cumpriu a ordem.

"Após descumprir tais determinações, o tráfego ilícito foi submetido ao Tiro de Aviso, a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas", explicou a FAB, em nota.

O avião interceptado, então, resolveu fazer um pouso forçado perto do município de Rondolândia, no Mato Grosso perto da divisa com Rondônia, a 80 quilômetros de Cacoau. Os tripulantes suspeitos atearam fogo na aeronave antes de fugirem do local.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, o avião interceptado é um bimotor do modelo EMB-810D e matrícula PT-RQY. Em consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tinha o Certificado de Aeronavegabilidade vencido desde fevereiro deste ano.

"As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública", informou a FAB.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: