Explosão em Porto de Tubarão assusta moradores em cidades do Espírito Santo
Vidros de casas e apartamentos tremeram com a força da explosão
Escute essa reportagem
Uma explosão no Porto de Tubarão, na Grande Vitória, no Espírito Santo, assustou moradores de várias cidades na tarde deste domingo (17). O barulho pôde ser ouvido a quilômetros de distância com relatos de moradores de Vila Velha e outras regiões tendo escutado o estrondo. Vidros de casas e apartamentos tremeram com a força da explosão. Uns pensaram que fosse trovão, outros, tremor da terra.
Nas redes sociais o Deputado Estadual Fabrício Gandini compartilhou a informação sobre as explosões e revelou ainda que todas as atividades teriam sido paralisadas. Em uma captura de imagem que o próprio Deputado compartilhou na rede social aparecem as informações: “Todas as equipes foram direcionadas para o ponto de encontro (restaurante da coqueria)”.
Na legenda da postagem, Gandini revela: “Informações preliminares! Carecem ainda de confirmação”.
A explosão pôde ser ouvida por toda a Grande Vitória, bairros da Serra e Vila Velha. Com a força da explosão, além do barulho, prédios estremeceram.
Em publicações nas redes sociais, com vídeos e fotos que mostram a fumaça saindo do Complexo Portuário de Tubarão, não faltam comentários de moradores assustados: “Eu achei que tinha sido trovão, estava trancada no quarto, achei q ia dar um temporal”, “Rapaz, aqui em Jardim Camburi os prédios tremeram muito”, “Barulho muito alta em Praia de Gaivotas, pelo que estou vendo vários lugares se ouviu. Tomara que não tenha machucado ninguém”.
Segundo nota da Arcelor, houve um blackout na Usina hoje, que afetou sua Central Termelétrica. O evento gerou um barulho intenso, mas não houve vítimas. Todas as medidas estão sendo tomadas pela empresa voltadas a segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais também foram informados.
A empresa ainda informou que as imagens em mídias sociais mostrando chamas em um dos processos, na verdade, é um sistema de segurança chamado bleeder, que são dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.
O Corpo de Bombeiros informou que chegou a ser acionado para ocorrência na área da empresa ArcelorMittal, porém, não houve atuação dos militares, pois a empresa informou que a situação foi controlada pelas equipes próprias.
Comentários