X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Escassez hídrica será declarada no Rio Xingu, afirma diretora-presidente da ANA

Documentos já estão sendo preparados para colegiado avaliar semana que vem


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escassez hídrica será declarada no Rio Xingu, afirma diretora-presidente da ANA
Escassez hídrica será declarada no Rio Xingu, afirma diretora-presidente da ANA |  Foto: João Bosco Rondon dos Santos/Banco de imagens da ANA

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está com a documentação preparada para decretar, na próxima semana, situação de emergência hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, na Bacia do Rio Amazonas.

A informação é da presidente da ANA, Verônica Rios, que está em Vitória nesta quarta-feira (25) para o Congresso de Saneamento de Tribunais de Contas.

Verônica Rios destaca que, nesse momento, no país, há a declaração de escassez hídrica pela redução dos níveis dos rios na região Norte e na região do Pantanal.

“A gente tem na região do Rio Paraguai, no Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que é um rio que abrange também a Bolívia e o Paraguai. Também temos no Rio Madeira e no Rio Coruço, lá em Rondônia, no Rio Acre, no Rio Tapajós”, lembra a diretora-presidente da ANA.

Ela destacou a escassez hídrica severa na região norte nesse ano. A sequência de incêndios, um período de seis meses nesse ano, se antecipou. A gente começou ali no final de abril, maio. A gente tem a perspectiva de que só volta a chover lá para outubro, no final de outubro. Então, é um período muito prolongado de sequência que também promove os incêndios.

“Provavelmente, na próxima semana, a gente vai tentar, com certeza, declarar a escassez hídrica no Rio Xingu. Os níveis do Rio já atingiram as médias mínimas históricas que a gente tem registro. Já estão sendo preparados os documentos, a gente leva para a diretoria colegial para deliberar na semana que vem. Já é prevista, essa declaração”, destaca

A Bacia Hidrográfica do Rio Xingu tem muitas unidades indígenas, unidades de conservação e quantidade de pessoas, destaca a diretora-presidente.

“Será em toda a bacia hidrográfica do Rio Xingu ali. Nasce ali no Parque Nacional de Xingu, que é no Mato Grosso, e vai até a foz do Rio Xingu. Ali perto já, praticamente, a foz, junto com a foz do Rio Amazonas, que é lá perto de Belém. Então, pega toda aquela região hidrográfica”, afirma.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: