X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Eleitor tem 10 meses para regularizar ou tirar 1a. via do título

Cadastro de eleitores para a eleição do ano que vem termina em 8 de maio do próximo ano


Imagem ilustrativa da imagem Eleitor tem 10 meses para regularizar ou tirar 1a. via do título
|  Foto: Divulgação / TSE

Os eleitores que vão às urnas nas Eleições Municipais de 2024 têm dez meses para regularizar ou providenciar a primeira via do título eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os eleitores para que não deixem para a última hora a resolução de pendências com a Justiça Eleitoral para não comprometer o exercício do voto no próximo ano.

O cadastro de eleitores é fechado no início dos anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número de eleitores aptos a votar. Por esse motivo, a legislação determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. 

O TSE informa que o cadastro para as eleições do próximo ano será fechado no dia 8 de maio de 2024, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro de 2024. O mesmo prazo vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições e para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Voto facultativo

Também pode fazer o cadastramento o eleitor de 15 anos de idade que vai completar 16 anos até o dia da eleição do próximo ano. Lembrando que para os eleitores de 16 e 17 anos, o voto não é obrigatório. 

As próximas eleições serão para a escolha de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno será no dia 6 de outubro. Já o segundo turno, onde for necessário em municípios com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 27 de outubro.

Se houver débitos de eleições anteriores, como multa por não comparecimento nos dias de votação, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: