X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Dupla investigada por adoção ilegal de bebê é solta por decisão do TJ de SP

O caso continua em investigação na Justiça de São Paulo


A Justiça de São Paulo determinou a soltura do homem, de 52 anos, e da mulher, de 41 anos, que foram encontrados no Tatuapé, na zona leste de São Paulo no dia 8 de maio, dentro de um carro com o bebê de 2 anos, que estava desaparecido há mais de uma semana em Santa Catarina.

Na ocasião, a criança foi localizada pela Polícia Militar de São Paulo com a dupla, que foi presa em flagrante por suspeita de tráfico de pessoas. No dia seguinte, 9 de maio, em audiência de custódia, eles tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva.

PF descobre laboratório gráfico para impressão de cédulas falsas no RJ

Conforme estabelecido pela 6.ª Câmara de Direito Criminal, em decisão de 26 de maio, Valezi e Roberta ficam proibidos de manter contato com a família da criança, não podem sair da comarca sem autorização e devem comparecer mensalmente em juízo

Em 30 de maio, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) por adoção ilegal. Ambos são réus no processo. O caso continua em investigação.

Entenda o caso

Conforme a Polícia Civil de Santa Catarina, a mãe do bebê teria entregue a criança para a dupla no dia 30 de abril, último dia em que a criança tinha sido vista, em Florianópolis.

A avó materna da criança registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento no dia 5 de maio. A mãe da criança, que sofre de ansiedade e depressão, estava internada em um hospital do Estado catarinense.

No mesmo dia em que a polícia foi notificada, o celular da mãe foi encaminhado para a perícia da Polícia Científica. Desde então, a polícia catarinense, com apoio da polícia de São Paulo, apura o caso. A partir do acesso ao aparelho, a Polícia Civil interceptou corridas realizadas por meio de aplicativos de transporte.

Foi, então, identificado o veículo usado no momento da entrega da criança. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e conseguiu monitorar o deslocamento do carro. A informação foi compartilhada com a Polícia Militar de São Paulo, que realizou a abordagem do veículo no bairro Tatuapé, na zona leste da capital paulista. A suspeita é de um suposto processo de adoção ilegal.

No mesmo dia do flagrante, a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar de São Paulo, onde aguardou decisão da Justiça para ser entregue aos familiares no Estado catarinense.

O menino de 2 anos foi levado de volta para Santa Catarina no dia 15 de maio, conforme decidiu a Justiça de São Paulo.

A definição ocorreu após manifestação favorável do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e do Juízo da Vara da Infância e Juventude de São José, cidade na região metropolitana de Florianópolis onde reside a família da criança. Ele desembarcou na cidade de São José, onde foi levado para um abrigo institucional.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara Pereira, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, dois fatores levaram à entrega da criança: o aliciamento e a fragilidade emocional da mãe.

A jovem de 22 anos, que sofre de ansiedade e depressão, teria sido aliciada desde a gravidez para entregar o bebê para adoção de forma ilegal. Procurada, a defesa dos suspeitos não foi localizada. O espaço permanece aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: