X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Detran apreende 700 dedos de silicone em autoescola de SP

Suspeita é de que as peças sejam usadas para burlar o sistema de controle biométrico do processo de emissão da carteira de habilitação


Imagem ilustrativa da imagem Detran apreende 700 dedos de silicone em autoescola de SP
Moldes de silicone serão periciados para que se identifique a quem pertencem as impressões digitais gravadas |  Foto: Divulgação/Detran SP

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) encontrou, em uma autoescola em Taboão da Serra (Grande SP), 700 moldes de silicone que imitam impressões digitais. A suspeita é de que as peças sejam usadas para burlar o sistema de controle biométrico do processo de emissão da carteira de habilitação.

A operação que encontrou os objetos foi deflagrada após denúncia à Ouvidoria do governo estadual e realizada em conjunto com a 4ª Delegacia da DICCA, da Polícia Civil, que investiga crimes contra a administração e fraudes relacionadas a trânsito e atua no combate à corrupção.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, ao menos quatro aulas práticas de direção foram inseridas no sistema sem que o aluno e o instrutor tivessem encerrado a atividade.

A autoescola alvo da operação responderá a processo administrativo e, se confirmada a fraude, considerada gravíssima pelo Detran-SP, pode ter seu registro cassado.

Os moldes de silicone serão periciados para que se identifique a quem pertencem as impressões digitais gravadas. Também foram apreendidos computadores, leitores biométricos e cartões de memória.

No ano passado, o Detran-SP realizou 7.572 operações de fiscalização e aplicou 389 penalidades. Ao todo, foram 214 advertências, 72 suspensões de atividades e 103 cassações de registro.

De janeiro a maio deste ano, o departamento promoveu 1.884 fiscalizações junto a agentes do setor, autoescolas, despachantes, desmontes e estampadoras de placas.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, pela Ouvidoria do Detran-SP ou pelo site www.webdenuncia.org.br.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: