Cortejo fúnebre do papa Francisco terá meia hora, passando por Coliseu e lugares icônicos de Roma
Escute essa reportagem
O percurso que o cortejo fúnebre do papa Francisco fará da Praça de São Pedro até Santa Maria Maggiore, onde será enterrado, deve durar meia hora, segundo a prefeitura de Roma. O funeral ocorre neste sábado, 26, às 10 horas (5 horas no horário de Brasília).
O carro terá o caixão visível durante a procissão, e viajará seis quilômetros pelas ruas do centro. Em parte, irá refazer a antiga Via Papalis, o trajeto que os papas percorriam em cortejo após a eleição e consagração em São Pedro até a basílica de São João de Latrão, sede da cátedra episcopal de Roma.
Ao longo do percurso, o corpo do papa Francisco passará por locais simbólicos, como o Coliseu, que recebe a tradicional celebração da Via Sacra na Sexta-feira Santa.
Por motivos de segurança, as ruas envolvidas serão fechadas ao tráfego e vigiadas rigorosamente. Os carros estacionados serão removidos e barreiras serão instaladas. Um pequeno cortejo de carros com alguns cardeais acompanhará o veículo fúnebre.
Como mostrou o Estadão, a capital da Itália reforçou a segurança da cidade para o enterro do papa. Entre as medidas, estão atiradores de elite, o uso de bazucas antidrone e definição de uma zona de exclusão aérea (“no-fly zone”) e de áreas de controle.
Caixão do papa foi fechado nesta sexta
O caixão do papa Francisco foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) desta sexta-feira, 25, terminando, assim, o velório, que começou na quarta-feira, 23.
Jorge Mario Bergoglio foi velado em um caixão aberto feito de madeira e zinco, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário.
Segundo o Vaticano, cerca de 250 mil pessoas foram ao local para se despedir do pontífice. As filas para se despedir do líder da Igreja Católica estavam demorando, em média, 5 horas.
Esta noite, na Basílica de São Pedro, foi realizado o rito do fechamento do caixão do Romano Pontífice. "Rogito" é um texto guardado num cilindro de metal que recorda os traços marcantes da vida e do ministério do Papa, desde o seu nascimento até aos seus últimos dias pic.twitter.com/SDx8Nkf37o
— Vatican News (@vaticannews_pt) April 25, 2025
Comentários