X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Cortejo fúnebre do papa Francisco terá meia hora, passando por Coliseu e lugares icônicos de Roma


Ouvir

Escute essa reportagem

O percurso que o cortejo fúnebre do papa Francisco fará da Praça de São Pedro até Santa Maria Maggiore, onde será enterrado, deve durar meia hora, segundo a prefeitura de Roma. O funeral ocorre neste sábado, 26, às 10 horas (5 horas no horário de Brasília).

Leia mais

O carro terá o caixão visível durante a procissão, e viajará seis quilômetros pelas ruas do centro. Em parte, irá refazer a antiga Via Papalis, o trajeto que os papas percorriam em cortejo após a eleição e consagração em São Pedro até a basílica de São João de Latrão, sede da cátedra episcopal de Roma.

Ao longo do percurso, o corpo do papa Francisco passará por locais simbólicos, como o Coliseu, que recebe a tradicional celebração da Via Sacra na Sexta-feira Santa.

Por motivos de segurança, as ruas envolvidas serão fechadas ao tráfego e vigiadas rigorosamente. Os carros estacionados serão removidos e barreiras serão instaladas. Um pequeno cortejo de carros com alguns cardeais acompanhará o veículo fúnebre.

Como mostrou o Estadão, a capital da Itália reforçou a segurança da cidade para o enterro do papa. Entre as medidas, estão atiradores de elite, o uso de bazucas antidrone e definição de uma zona de exclusão aérea (“no-fly zone”) e de áreas de controle.

Caixão do papa foi fechado nesta sexta

O caixão do papa Francisco foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) desta sexta-feira, 25, terminando, assim, o velório, que começou na quarta-feira, 23.

Jorge Mario Bergoglio foi velado em um caixão aberto feito de madeira e zinco, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário.

Segundo o Vaticano, cerca de 250 mil pessoas foram ao local para se despedir do pontífice. As filas para se despedir do líder da Igreja Católica estavam demorando, em média, 5 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: