X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Como um simples beijo pode ser um perigo para a sua saúde

Neste sábado (13), o beijo que a grande estrela do dia, mas saiba como evitar os riscos


Imagem ilustrativa da imagem Como um simples beijo pode ser um perigo para a sua saúde
um beijo de língua de 10 segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias |  Foto: Divulgação

O Dia Internacional do Beijo, celebrado neste sábado (13), exalta um gesto universal de amor e afeto. No entanto, nem tudo são flores nesse campo romântico. O beijo, por mais apaixonado que seja, pode trazer consigo riscos à saúde, especialmente quando a higiene e o bom senso não são prioridades.

Um estudo da Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada revelou um dado surpreendente: um beijo de língua de 10 segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias. Entre elas, algumas podem ser causadoras de doenças como:

Mononucleose infecciosa: a famosa "doença do beijo", transmitida pelo vírus Epstein-Barr, provoca febre, dor de garganta, inchaço nos gânglios linfáticos e fadiga.

Herpes: o vírus responsável por herpes labial e genital pode causar bolhas dolorosas e contagiosas.

Gripe e resfriados: a troca de saliva durante o beijo facilita a transmissão de vírus e bactérias que causam essas doenças respiratórias.

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): algumas DSTs, como a sífilis e a hepatite B, podem ser transmitidas pelo beijo, principalmente se houver feridas na boca.

“As principais doenças transmitidas através do beijo são a mononucleose infecciosa, que até é chamada de “doença do beijo”, causada pelo vírus Epstein-Bar. Mas há também a possibilidade de contrair infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV, herpes simples e a labial, sífilis e gonorreia, entre outras”, informa a infectologista Juliana Barreto, que atende no centro clínico do Órion Complex.

Juliana Barreto explica que a doença do beijo, conhecida como mononucleose infecciosa, é mais incômoda do que efetivamente grave, e pode se resolver sozinha. “Mas as demais requerem tratamento, como a sífilis, o herpes simples e o HPV. E, para o HPV, é importante fazer a vacinação dos adolescentes”, orienta.

Mas calma. Não precisa entrar em pânico e banir os beijos da sua vida. A chave para aproveitar esse gesto com segurança está na prevenção e no bom senso.

A conscientização é uma parte fundamental para não transmitir a infecção a outra pessoa, ou seja, para quem está com alguma lesão na região bucal, o beijo fica suspenso, orienta a médica. “Mas, uma vez sanadas as lesões, não há perigo para a contaminação pelo beijo”, diz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: