Como funciona o cadastro nacional de celulares roubados
Os próprios cidadãos poderão consultar o banco de dados antes de comprar um aparelho usado
Escute essa reportagem
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira, 14, uma nova ferramenta integrada ao programa Celular Seguro, de combate ao roubo e furto de celulares. Trata-se do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), que servirá como um banco unificado de informações sobre aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio.
Os próprios cidadãos poderão consultar o banco de dados antes de comprar um aparelho usado, utilizando o código IMEI (identificação única do aparelho). Assim, conseguirão confirmar se não estão adquirindo um objeto fruto de roubo e ficam protegidos de possíveis bloqueios ou busca policial ao aparelho.
“O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, afirma o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Além de utilizar os dados do programa federal de combate ao roubo de smartphones, o banco também integra informações do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO).
A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 16, e já está funcionando pelo próprio aplicativo do Celular Seguro. A única exigência para a busca é o número do IMEI do aparelho, que pode ser inserido manualmente ou por leitura do código de barras diretamente na tela do celular.
Saiba como consultar se um celular tem alguma restrição:
- Baixe o app Celular Seguro (disponível para Android e iOS);
- Na tela inicial, selecione “Celulares com Restrição”;
- Digite o número do IMEI (composto por 15 números) ou use a câmera para ler o código de barras;
- Para visualizar o IMEI no celular a ser consultado, digite *#06# no teclado de chamadas.
- Se não houver nenhum impedimento, a tela confirmará que o aparelho está liberado para uso.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários