X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Cidade de SP amplia a vacinação contra dengue; veja quem pode tomar e o que é preciso levar


A partir desta quarta-feira, 10, todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que moram ou estudam na cidade de São Paulo poderão tomar a vacina contra a dengue. As doses do imunizante serão distribuídas entre as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serão aplicadas de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados, nas unidades AMAs/UBSs integradas no mesmo horário.

Há cerca de uma semana doses do imunizante contra a dengue já estavam sendo distribuídas para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos da cidade, mas apenas para moradores ou estudantes das regiões de Itaquera, na Zona Leste, e na Vila Jaguara, na Zona Oeste. Segundo a prefeitura, isso aconteceu porque mais de 8 mil doses tinham sobrado de outras regiões do País e foram redistribuídas para os locais com maior número de casos absolutos e taxa de incidência da doença.

Agora, a capital recebeu 177.679 doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI) e, por isso, ampliou a vacinação.

Até o momento, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES- SP), foram registrados mais de 140 mil casos de dengue na capital. Além disso, 39 mortes foram confirmadas em decorrência da doença, e outras 137 seguem em investigação.

Quais documentos é necessário levar?

Para receber a vacina, a criança ou o adolescente precisa estar acompanhado de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência ou escolar, de acordo com a Prefeitura.

Vale destacar ainda que as informações sobre a vacinação contra a dengue estão disponíveis na página De Olho na Carteirinha, da SES.

Haverá aplicação de vacina nas escolas?

Não. Inicialmente, a gestão municipal havia anunciado que a vacinação seria aplicada nas escolas, mas, após orientação do Ministério da Saúde, as doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Quando a criança não poderá ser vacinada?

Quando ela estiver com dengue ou suspeita da doença - nesses casos, é necessário esperar seis meses para tomar a vacina, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, via de regra, as pessoas que tenham demonstrado hipersensibilidade à dose anterior da vacina e imunossuprimidos também não devem tomar o imunizante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: