Ciclone castiga Sul e mau tempo deve atingir outros estados
No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva forte até pelo menos até sexta
Escute essa reportagem
O ciclone extratropical que atinge o Sul também deve afetar, a partir desta quinta-feira (13), a região Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), "os ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira atingindo, também, áreas do litoral da região Sudeste".
Leia mais notícias nacionais aqui
No Sul, um galpão ficou destruído em Herval D’Oeste, cidade do oeste de Santa Catarina, na terça-feira (11), em consequência dos ventos fortes e da queda de árvores provocados pelas tempestades que atingem a região. Segundo a Defesa Civil do Estado, que classificou o fenômeno meteorológico como uma "microexplosão", as rajadas de vento chegaram a atingir os 100 km/h.
O instituto informa que o ciclone estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País, podendo chegar ao Centro-Oeste e até o sul da região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem.
Uma outra consequência é a queda da temperatura em diferentes pontos do Brasil. "Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País a partir de quarta-feira (ontem)", disse o Inmet.
DANOS
Em Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil, o grande oeste do Estado já tem enfrentado pancadas intensas de chuva, incidência de raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo, que resultaram em alagamentos, destelhamento de casas, quedas de árvores e postes de energia e danos associados à queda de granizo em algumas cidades.
"Além de Herval D’Oeste, as cidades de Maravilha, Saudades, Piratuba, Cordilheira Alta, Nova Erechim e Pinhalzinho também registraram danos", afirma a autarquia.
De acordo com a Climatempo, deve chover até a próxima terça-feira em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva forte até pelo menos até amanhã. Veja alguns vídeos:
TEMPO | Às 7h, 470 mil unidades consumidoras ou equivalente a cerca de 1,5 milhão de pessoas estão sem luz no Rio Grande do Sul em consequência do ciclone. Como vento mais intenso e abrangentes será entre 9h e 12h, número subirá muito. 📷 @menkaika pic.twitter.com/vVneWhKlnp
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 13, 2023
🔴 AGORA | Vento extremamente forte pelo ciclone agora em Rio Grande, no Sul gaúcho. Parte da cidade está às escuras. Vídeo de Sandro Martins. pic.twitter.com/y4dcGlmEKj
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 13, 2023
Rio Grande do Sul - Video emotivo 😭 gravado por proprietária rural em Nova Candelária após sua propriedade familiar ser destruída pelo ciclone.
— Maria P (@damadanoite14) July 13, 2023
Meu Deus, que tristeza 😭😢 pic.twitter.com/pCm7SQs7dt
🚨ATENÇÃO: Ciclone se aproxima de Porto Alegre (RS) com muita chuva e vento para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta madrugada.
— Hora da Fofoca (@horadafofocatv) July 13, 2023
Chapecó (SC) é atingida neste exato momento pelo ciclone. pic.twitter.com/mmvu9ui2dg
Comentários