X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Chuvas no RS deixam mais de 850 fora de casa

Danos causados pela chuva afetam 31 cidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram pelo menos 865 pessoas desalojadas ou desabrigadas. O balanço atualizado foi divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta quinta-feira (26).

Nove municípios têm pessoas fora de casa. São eles: Bagé (26 desalojados); Barão do Triunfo (2 desalojados); Camaquã (500 desalojados e 200 desabrigados); Cerrito (40 desabrigados); Dom Pedrito (4 desabrigados); Lavras do Sul (4 desalojados); Pedro Osório (20 desalojados e 24 desabrigados); Pelotas (8 desalojados e 19 desabrigados); e Rio Grande (18 desabrigados).

Danos causados pela chuva afetam 31 cidade. Além dos nove municípios com pessoas afetadas, há registro de problemas em: Amaral Ferrador; Arambaré; Caçapava do Sul; Cacequi; Candiota; Canguçu; Cristal; Encruzilhada do Sul; Faxinal do Soturno; Hulha Negra; Jaguarão; Morro Redondo; Palmeira das Missões; Pinheiro Machado; Piratini; Quaraí; Restinga Seca; Santana da Boa Vista; São João do Polêsine; São José do Norte; Tramandaí e Turuçu.

Em alguns municípios, chuva esperada para dois meses caiu em três dias. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, Camaquã, cidade com maior número de desalojados e desabrigados, teve 200 milímetros concentrados desde o fim do domingo (22). Em Capão do Leão, choveu 173 mm no mesmo período. Canguaçu (171 milímetros) e Rio Grande (158 milímetros) foram os outros municípios que tiveram mais de 150 mm de chuvas acumuladas no período.

O órgão estadual alerta para temporais na maioria do RS nesta quinta. A previsão aponta chuva com temporais e vento forte, granizo e alagamentos pontuais na Região Metropolitana de Porto Alegre e em alguns municípios do Vale do Taquari, como Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e Lajeado.

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão de temporais severos, com alta probabilidade de danos. Segundo a MetSul, a chuva deve atingir todas as regiões do estado a partir desta quinta, com "pancadas torrenciais e volumosas".

Áreas mais afetadas. A chuva intensa deve atingir a área entre Pelotas e o Norte da Lagoa dos Patos; Porto Alegre e Região Metropolitana; sul do litoral norte; centro e parte do oeste e do noroeste do estado.

Municípios registraram vendavais e granizo gigante. Cidades tiveram quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos de casas. Vídeos postados nas redes sociais mostram grandes pedras de granizo, algumas com sete centímetros de diâmetro, caindo em cidades no interior.

Segundo o Inmet, cenário com chuva forte se estende com força até sexta-feira (27).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: