X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Casal acusado de desviar dinheiro doado para vítimas de enchente no RS é preso


Ouvir

Escute essa reportagem

Um casal acusado de desviar dinheiro de campanhas de arrecadação de doações para os gaúchos foi preso em Fortaleza nesta quinta-feira, 13, pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela investigação.

Segundo a Polícia Civil gaúcha, Aldanísio Paiva e Regina Belo, ambos de 50 anos, usavam documentos falsos para abrir contas em bancos digitais, a partir das quais podiam criar chaves PIX. Eles então identificavam campanhas de arrecadação de doações e criavam chaves PIX com números quase iguais aos da campanha - em geral, só um número era alterado.

O casal passava a divulgar a campanha de arrecadação - que era verdadeira - com o PIX errado. Como a diferença para o PIX certo era mínima, a maioria das pessoas não percebia e enviava dinheiro para o casal. Segundo a polícia, foram criadas mais de 235 chaves para esse golpe.

Responsáveis por algumas das campanhas verdadeiras usadas pelo casal foram alertados de que o dinheiro estava sendo desviado e avisaram a polícia. Paiva e Regina foram localizados e presos preventivamente na capital cearense. Nas redes sociais, ambos se identificam como atores. Ele também é recitador. Segundo a polícia, na casa deles foram apreendidos RGs falsificados usados para a abertura de contas.

A prisão teve o apoio operacional da Polícia Civil do Ceará e fez parte de mais uma fase da Operação Dilúvio Moral, que tem o objetivo de reprimir práticas criminosas virtuais que se utilizem das enchentes no Rio Grande do Sul para obter dinheiro ou outras vantagens.

A reportagem procura representantes do casal para que se pronunciem sobre as prisões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: