X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Bolsonaro fala do estado de saúde nas redes sociais e PT fustiga: "viva o SUS"

Mais cedo, o STF abriu ação penal contra Bolsonaro e outros sete aliados, acusados de integrar o núcleo central da tentativa de golpe


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro fala do estado de saúde nas redes sociais e PT fustiga: "viva o SUS"
Bolsonaro acredita que não vai precisar de outra cirurgia |  Foto: Bolsonaro/Divulgação

Cerca de duas horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar a decisão que já estava prevista para esta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para atualizar seu estado de saúde.

O ex-presidente está internado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), após sentir fortes dores abdominais durante uma agenda no interior do estado.

Segundo Bolsonaro, a causa do mal-estar foi uma complicação no intestino delgado, resultado de cirurgias feitas após o atentado que sofreu em 2018.

Ainda de acordo com ele, o quadro é estável, sem febre, e com boa evolução clínica.

"A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia", escreveu. Ele ainda não tem previsão de alta.

O SOCORRO

Inicialmente, o ex-presidente foi levado pelo Samu e atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, e em seguida transferido para a capital. Ele agradeceu aos profissionais de saúde das duas unidades e também à "Polícia Militar do Rio Grande do Norte", que realizou o transporte.

Na mensagem, Bolsonaro também mencionou as manifestações de apoio que tem recebido. "Agradeço de coração aos brasileiros pelas orações, mensagens e demonstrações de carinho", afirmou.

E concluiu com uma reflexão: "Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância."

A AÇÃO

A nova internação de Bolsonaro ocorreu no mesmo dia da decisão do STF, que abriu ação penal contra ele outros sete aliados, acusados de integrar o núcleo central da tentativa de golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

A decisão foi unânime e marca o início da fase de instrução do processo, que tramita sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Em pronunciamento contundente no Instagram, o senador Humberto Costa, presidente nacional do PT, postou uma foto de Bolsonaro sendo socorrido com a seguinte tarja: “Viva o SUS”.

O petista destacou a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Brasil e fez críticas às tentativas do ex-presidente Jair Bolsonaro de enfraquecer seus serviços.

“O mundo não dá voltas, ele capota!”, declarou o senador, enfatizando que o SUS, modelo que inclusive está sendo copiado pelo Reino Unido, é motivo de orgulho nacional, pois atende a todos os brasileiros sem qualquer discriminação – até mesmo àqueles que tentaram destruí-lo.

Costa fez referência ao episódio ocorrido no Rio Grande do Norte, onde Bolsonaro, que passou mal, foi atendido pelos serviços de emergência do SUS. Segundo o senador,

Para Humberto, Bolsonaro tentou sucatear o Samu 192, serviço responsável pelo atendimento médico de urgência, bem como os hospitais municipais, como o de Santa Cruz, onde o ex-presidente foi socorrido por uma ambulância.

Além disso, destacou que o traslado de Bolsonaro para Natal foi realizado por um helicóptero público da Secretaria de Segurança do estado, que atualmente é governado pelo PT.

“É por isso que a gente defende o SUS: porque ele está sempre lá para cuidar de todos os brasileiros”, concluiu o senador, reiterando sua posição de que o sistema de saúde é fundamental para a população e reafirmando o compromisso do PT com a manutenção e valorização do SUS.

"CHAMA O SAMU"

O ministo Alexandre Padilha ironizou: "todo mundo sabe, na emergência, chama o Samu".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: