Bolsonaro fala do estado de saúde nas redes sociais e PT fustiga: "viva o SUS"
Mais cedo, o STF abriu ação penal contra Bolsonaro e outros sete aliados, acusados de integrar o núcleo central da tentativa de golpe
Escute essa reportagem

Cerca de duas horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar a decisão que já estava prevista para esta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para atualizar seu estado de saúde.
O ex-presidente está internado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), após sentir fortes dores abdominais durante uma agenda no interior do estado.
Segundo Bolsonaro, a causa do mal-estar foi uma complicação no intestino delgado, resultado de cirurgias feitas após o atentado que sofreu em 2018.
Ainda de acordo com ele, o quadro é estável, sem febre, e com boa evolução clínica.
"A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia", escreveu. Ele ainda não tem previsão de alta.
O SOCORRO
Inicialmente, o ex-presidente foi levado pelo Samu e atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, e em seguida transferido para a capital. Ele agradeceu aos profissionais de saúde das duas unidades e também à "Polícia Militar do Rio Grande do Norte", que realizou o transporte.
Na mensagem, Bolsonaro também mencionou as manifestações de apoio que tem recebido. "Agradeço de coração aos brasileiros pelas orações, mensagens e demonstrações de carinho", afirmou.
E concluiu com uma reflexão: "Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância."
A AÇÃO
A nova internação de Bolsonaro ocorreu no mesmo dia da decisão do STF, que abriu ação penal contra ele outros sete aliados, acusados de integrar o núcleo central da tentativa de golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
A decisão foi unânime e marca o início da fase de instrução do processo, que tramita sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS
Em pronunciamento contundente no Instagram, o senador Humberto Costa, presidente nacional do PT, postou uma foto de Bolsonaro sendo socorrido com a seguinte tarja: “Viva o SUS”.
O petista destacou a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Brasil e fez críticas às tentativas do ex-presidente Jair Bolsonaro de enfraquecer seus serviços.
“O mundo não dá voltas, ele capota!”, declarou o senador, enfatizando que o SUS, modelo que inclusive está sendo copiado pelo Reino Unido, é motivo de orgulho nacional, pois atende a todos os brasileiros sem qualquer discriminação – até mesmo àqueles que tentaram destruí-lo.
Costa fez referência ao episódio ocorrido no Rio Grande do Norte, onde Bolsonaro, que passou mal, foi atendido pelos serviços de emergência do SUS. Segundo o senador,
Para Humberto, Bolsonaro tentou sucatear o Samu 192, serviço responsável pelo atendimento médico de urgência, bem como os hospitais municipais, como o de Santa Cruz, onde o ex-presidente foi socorrido por uma ambulância.
Além disso, destacou que o traslado de Bolsonaro para Natal foi realizado por um helicóptero público da Secretaria de Segurança do estado, que atualmente é governado pelo PT.
“É por isso que a gente defende o SUS: porque ele está sempre lá para cuidar de todos os brasileiros”, concluiu o senador, reiterando sua posição de que o sistema de saúde é fundamental para a população e reafirmando o compromisso do PT com a manutenção e valorização do SUS.
"CHAMA O SAMU"
O ministo Alexandre Padilha ironizou: "todo mundo sabe, na emergência, chama o Samu".
Comentários