X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Bixiga retoma tradicional distribuição do Bolo de aniversário em SP


Ouvir

Escute essa reportagem

No aniversario de 470 anos de São Paulo, uma antiga tradição voltou a agitar a região do bairro do Bixiga, no centro da cidade: a distribuição do bolo quilométrico em homenagem à capital paulista.

A tradição de distribuição do bolo foi criada em 1985 por Walter Taverna, figura icônica no bairro, e o amigo Armando Puglisi, mais conhecido como Armandinho do Bixiga. No início, o bolo era formado por unidades feitas e doadas por moradores do bairro.

Em 2007, o evento foi parar no Calendário de Eventos da cidade de São Paulo. A "Festa do Bolo do Bixiga" então, ganhou ainda mais destaque e patrocinadores, além da atenção internacional. O bolo chegou a entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, com o marco de maior do mundo.

Distribuído tradicionalmente no dia 25 de janeiro, na Rua Rui Barbosa, o bolo tem por tradição aumentar a cada ano, totalizando em metros a quantidade de anos que a cidade está completando.

Mesmo com a perda de patrocinadores ao longo dos nos e a suspensão das comemorações por conta da pandemia de Covid-19 e também pela morte de Walter Taverna no ano passado, a festa hoje tem realização garantida pela comunidade, voltando às suas tradições.

Para evitar confusão, a distribuição foi feita por voluntários para todos os interessados. O evento, que contou com apoio da Prefeitura, ainda teve show da velha Guarda Musical da escola de samba Vai-Vai, fundada no bairro, Bateria 013, DJ Papaleo, Trupe Baião de 2 e saída do cortejo pelo Parque do Bixiga com Charanga do França.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: