X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

BID anuncia US$ 2 mi para dar início a rede de pesquisa em biodiversidade na região amazônica


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Godfajn, anunciou investimento de US$ 2 milhões para dar início aos trabalhos da rede de pesquisa e inovação em biodiversidade na região amazônica.

A rede, composta por oito institutos de pesquisa de países que compartilham a floresta, faz parte do programa Amazônia Sempre, criado no ano passado e assinado por governos do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Os recursos são iniciais, a fundo perdido, para ajudar a rede a se estabelecer e a organizar os temas e os projetos que serão eleitos. Depois, quando os projetos estiverem definidos, o BID entrará com o financiamento.

"Já descobrimos que apenas tentar financiar os projetos não é suficiente, temos de ajudar a capacitar, a gerar o projeto e quando estiver pronto, daí se pode emprestar", disse em conversas com jornalistas durante visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus.

O presidente do BID ressaltou ser fundamental que essas pesquisas possam trazer resultado do ponto de vista de negócios à região e oportunidade de trabalho a população. "Essa rede vai trazer conhecimento e incentivar projetos de inovação e biodiversidade para preservar a floresta e melhorar as condições de vida das populações", disse.

Segundo ele, sustentabilidade não é focar no desmatamento e não incorporar as comunidades e as pessoas. "Sustentabilidade ambiental está relacionada com a qualidade de vida das pessoas", afirmou.

O programa Amazônia Sempre envolve um conjunto de redes de municípios, estados brasileiros, dos países amazônicos, de pesquisa, rede de bancos públicos e bancos privados. "O BID é a ponte entre a região e o resto do mundo, trazendo recursos e coordenando para a região", afirmou.

Os trabalhos para dar início às discussões sobre os projetos começam amanhã. O presidente do BID e os jornalistas visitaram o Bosque da Ciência, dentro do INPA, onde estão vários filhotes de peixes boi, espécie da região e em extinção, que perderam suas mães durante pesca clandestina.

*a repórter viajou a convite do BID

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: