Ao Vivo: papa Leão XIV celebra sua 1ª missa na Capela Sistina
Escute essa reportagem
O papa Leão XIV celebra nesta sexta-feira, 9, uma missa com os cardeais às 6 horas de Brasília. A celebração ocorre na Capela Sistina e é a primeira desde a eleição de Robert Prevost como 267.º papa da Igreja Católica.
Para ser eleito, era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votos. O conclave durou dois dias.
No domingo, 11, ele fará uma nova aparição pública na Praça São Pedro para rezar o Regina Caeli às 7 horas de Brasília (a oração que substitui o Angelus durante o período de Páscoa). Isso também é um costume dos pontífices durante todos os domingos.
O último evento de Leão XIV anunciado até o momento é uma audiência com a imprensa na segunda-feira, 12, às 5 horas de Brasília. Um encontro semelhante foi organizado por Francisco logo após a sua eleição.
Nascido nos Estados Unidos, Robert Prevost atuou por mais de duas décadas no Peru e também tem a cidadania do país andino. Prevost era próximo de seu antecessor, Francisco, que o alçou em 2023 a um dos mais importantes cargos do Vaticano: o de prefeito do Dicastério para os Bispos, que aconselha o papa sobre a nomeação de líderes da igreja.
A visibilidade o colocou em vantagem em uma disputa na qual poucos eleitores se conheciam, devido ao grande número de novos cardeais, nomeados no último papado.
Comentários