X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Antigo satélite de observação cai na Terra


Ouvir

Escute essa reportagem

Um antigo satélite de observação da Terra caiu de órbita na quarta-feira, 21, e se partiu sem provocar danos ou feridos sobre o Oceano Pacífico, entre o Havaí e o Alasca. A reentrada do satélite European Remote Sensing 2 (ERS-2) na atmosfera terrestre foi confirmada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Especialistas esperavam que a maior parte do satélite, que pesava 2,3 mil quilos, se queimasse.

Lançada em 1995, a nave espacial foi desativada em 2011. Os controladores de voo baixaram rapidamente a sua órbita para evitar colisão com outros satélites, gastando todo o combustível, e o processo de decaimento orbital natural tratou do resto. A sua entrada não foi controlada. Por isso, não foi possível prever a localização exata da queda.

"O ERS-2 deixou legado notável de dados que continuam colaborando com o avanço da ciência", afirmou a ESA pelo X, antigo Twitter.

O seu antecessor, o ERS-1, que falhou e deixou de funcionar há décadas, permanece em uma órbita a várias centenas de quilômetros de altitude. Fonte: Associated Press.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: