Alerta de terremoto no celular: entenda como funciona o sistema do Google
Sistema de alertas do Android detecta terremotos ao redor do mundo e pode alertar os usuários do Android antes que os tremores comecem
Escute essa reportagem
Uma mensagem em celulares que usam o sistema operacional Android sobre registro de tremores de terra no litoral norte paulista, com epicentro a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba, surpreendeu moradores de cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira, 14. Ao longo do dia, o Google se desculpou e informou que desativou sistema no Brasil após falsa notificação.
O Sistema Android de Alertas de Terremoto é uma tecnologia desenvolvida pelo Google. “É um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”, disse a multinacional.
A companhia afirmou que, nesta sexta-feira, o sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região.
“Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”
O sistema de alertas do Android detecta terremotos ao redor do mundo e pode alertar os usuários do Android antes que os tremores comecem, de acordo com o Resposta à Crise do Google.
Funcionamento diferente em cidades norte-americanas
“Na Califórnia, Washington e Oregon, fazemos parceria com a equipe ShakeAlert para distribuir alertas fornecidos pelo sistema deles”, acrescenta o Google.
O ShakeAlert usa uma rede de 1675 sensores sísmicos para detectar tremores de terremoto e analisa esses dados para determinar a localização e o tamanho do terremoto. “O sistema, então, envia um sinal para o Android Earthquake Alerts System, que então envia um alerta de terremoto diretamente para os usuários do Android.”
Fora dos Estados Unidos, é usada uma abordagem de crowdsourcing para detectar terremotos
“Todos os smartphones contêm pequenos acelerômetros que podem sentir vibrações, o que indica que um terremoto pode estar acontecendo. Se o telefone detectar algo que ele acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o nosso servidor de detecção de terremotos, junto com uma localização aproximada de onde o tremor ocorreu”, disse.
“O servidor então combina informações de muitos telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo. Essa abordagem usa os mais de 2 bilhões de telefones Android em uso ao redor do mundo como minissismômetros para criar a maior rede de detecção de terremotos do mundo. Os telefones detectam a vibração e a velocidade do tremor de um terremoto e alertam os usuários do Android nas áreas afetadas de acordo”, explica ainda a companhia.
Alertando usuários durante um terremoto
O Android tem dois tipos de notificações projetadas para alertar os usuários sobre um terremoto. Ambos os tipos de alerta são enviados apenas para terremotos de magnitude 4,5 ou maior, conforme o Google.
Esteja ciente do alerta:
- Projetado para avisar sobre tremores leves e fornecer mais informações quando você toca na notificação.
- Enviado somente para usuários que experimentarão tremores MMI 3 e 4 durante um terremoto de magnitude 4,5 ou maior.
- Respeita as configurações de Volume, Não Perturbe e Notificação do seu dispositivo.
Alerta de ação:
- Projetado para chamar sua atenção antes que você sinta tremores moderados a fortes, para que você possa tomar medidas para se proteger;
- Enviado somente para usuários que sofrerão tremores MMI 5+ durante um terremoto de magnitude 4,5 ou maior;
- Interromperá as configurações de Não Perturbe, ligará sua tela e emitirá um som alto.
Informações de segurança em caso de terremoto
Tocar em qualquer um dos alertas apresentará informações de segurança sobre terremotos, que consistem em etapas simples que você pode seguir para se manter mais seguro após um terremoto. Ele também fornece um mapa detalhado de uma estimativa inicial da localização e magnitude do terremoto, de acordo com informações do Google.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários