A rua mais ‘cool’ do mundo fica no Brasil, segundo ranking de 2025; veja onde
Esta é a primeira vez que uma rua da América Latina entra o topo da lista
A cidade do Rio de Janeiro representou o Brasil no ranking de 2025 das ruas mais legais do mundo divulgado pela revista Time Out. Especialistas de vários países se reuniram para definir qual a rua mais vibrante - e a escolhida foi a Rua do Senado, no Centro do Rio.
Esta é a primeira vez que uma rua da América Latina entra o topo da lista. Próxima da Lapa, da Praça Tiradentes e da Rua do Lavradio, a rua virou um ponto de encontro de jovens.
Com seus casarões históricos e bares tradicionais, a via já foi conhecida pelas lojas de antiguidades - como a Espaço 51 e a Álef Antiguidades - e pelo clima boêmio. O clássico Armazém Senado, aberto desde 1907, continua servindo chope gelado e recebendo animadas rodas de samba aos sábados, enquanto novos endereços trazem um frescor ao bairro, pontua a revista.
O segundo lugar no ranking ficou com a Orange Street (Rua Laranja), em Osaka, no Japão, e em terceiro apareceu a Rua do Bonjardim, no Porto, em Portugal. Em seguida, estão a Fanghua Street, em Chengdu, na China, e a Sherbrooke Street West, em Montreal, no Canadá.
Para criar a lista anual das ruas mais cool do mundo, a rede global de editores e especialistas da revista - que funciona como um guia de entretenimento, cultura e gastronomia pelo mundo - indica aquela que melhor representa o que sua cidade tem de melhor. Em seguida, a escolha das líderes do ranking é feita com base em critérios como comida, bebida, cultura, diversão e espírito comunitário.
O que fazer na Rua do Senado?
A rua, antes era conhecida pelos casarões antigos, “mudou de cara” nos últimos anos. Um dos primeiros a modificar a cena foi o restaurante Lilia, do chef Lucio Vieira. Depois, vieram o Labuta Bar e o Labuta Braseiro, do mesmo chef.
“Cheguei há 8 anos. E nesse tempo vi a rua mudar muito. Quando abri o Labuta Bar (em 2020), tive a noção de que tivemos uma importância fundamental para esse levante da região. Essa junção do Labuta com o Armazém Senado, essa parceria e essa interseção de públicos que aconteceu, foi algo que eu nunca tinha experimentado na vida. Uma galera tradicional do samba se encontrando com um público mais novo, que valoriza essa cultura. Uma simbiose rara”, contou Lucio à Time Out.
“Bares e mercados (que passaram a ocupar a via) estão muito alinhados com os conceitos que já estavam presentes chegaram com propostas excelentes, que têm tudo a ver com a rua. São projetos que conversam bem, temos até feito eventos juntos”.
Do outro lado da rua, o instituto de arte Solar dos Abacaxis fica sediado na antiga fábrica da Granado de 1912, que abriga o Mercado Central RJ, um espaço que reúne lojas e restaurantes - entre eles estão o Peti, de sanduíches e petiscos, e Cepage, de vinhos - e está prestes a abrir.
Há muitos eventos por ali também, como a Feira Delícia, de arte impressa, e as exposições do Solar, que comemora 10 anos e lançará, no dia 6 de dezembro, a maior exposição de sua trajetória. Chamada “Irradiar: para construir instituições da gente”, ela contará com obras de nomes como Ailton Krenak, Ana Maria Tavares, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre e Vik Muniz.
Veja o ranking das ruas mais legais do mundo
- Rio de Janeiro (Brasil): Rua do Senado
- Osaca (Japão): Orange Street
- Porto (Portugal): Rua do Bonjardim
- Chengdu (China): Fanghua Street
- Montreal (Canadá): Sherbrooke Street West
- Brisbane (Austrália): Montague Road
- Berlim (Alemanha): Maybachufer
- Tessalônica (Grécia): Olympou Street
- Nova York (Estados Unidos): Orchard Street
- Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã): Vinh Khanh Street (District 4, HCMC)
- Bruxelas (Bélgica): Rue de Flandre
- Tóquio (Japão): Nishihara Shotengai
- Paris (França): Rue des Gravilliers
- Cingapura (Cingapura): Joo Chiat
- Cidade do México (México): Avenida Álvaro Obregón
- Jacarta (Indonésia): Jalan Kemang Raya
- Roma (Itália): Via Panisperna
- Manila (Filipinas): Nakpil St, Malate
- Dubai (Emirados Árabes Unidos): Alserkal Avenue
- Vancouver (Canadá): Cambie Street
- Madri (Espanha): Calle del Barquillo
- Cidade do Cabo (África do Sul): Kloof Street
- Londres (Reino Unido): Blackstock Road
- Buenos Aires (Argentina): Defensa, San Telmo
- Los Angeles (Estados Unidos): Pacific Coast Highway, Central Malibu
- Bangcoc (Tailândia): Charoen Nakhon Road
- Kuala Lumpur (Malásia): Jalan Pudu
- Chicago (Estados Unidos): Roscoe Street
- Melbourne (Austrália): Swan Street, Richmond
- Tânger (Marrocos): Boulevard Pasteur
- Margate (Reino Unido): Northdown Road
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários