X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mais casos de miopia em crianças preocupam especialistas

A grande quantidade de horas que as crianças passam em frente às telas dos eletrônicos tem preocupado especialistas em saúde ocular

| 23/07/2022 00:00 h

Imagem ilustrativa da imagem Mais casos de miopia em crianças preocupam especialistas
 

A grande quantidade de horas que as crianças passam em frente às telas dos eletrônicos tem preocupado especialistas em saúde ocular, já que o resultado tem sido uma explosão de casos de miopia em crianças de 5 a 10 anos. Estima-se que 5 bilhões de pessoas ou a metade da população mundial será míope até 2050. 

Para a oftalmologista Jenla Cremasco, é importante reduzir o tempo de uso de telas pelas crianças em no máximo duas horas por dia, aumentando o tempo de atividades ao ar livre. A miopia progride rapidamente em crianças e pode levar a outras doenças como descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular quando chegarem à idade adulta.

Além da miopia adquirida com o uso excessivo de eletrônicos, há também hereditárias, como a do estudante João Morais de Figueiredo, de 8 anos. Ele tem miopia e faz acompanhamento médico desde seu nascimento. “Com a chegada da idade escolar houve a necessidade do uso de óculos. No entanto, o grau aumenta muito rápido, mesmo com o uso de medicação e optamos por testar um novo tipo de lente” contou a mãe de João, a dentista Flávia Figueiredo.

Para a médica Jenla Cremasco, as novas lentes oftalmológicas são promissoras para o controle da progressão da miopia, porque elas atuam modificando o foco da imagem na periferia da retina, desacelerando o processo de aumento do grau de miopia”. 

“Já estávamos esperando há 3 anos a chegada no Brasil desta nova tecnologia em que o grau  está em micropontos por toda a lente. Vimos o lançamento nos Estados Unidos e agora estamos felizes por podermos dispor dessa nova tecnologia a serviço da saúde dos pequenos”, contou a empresária Mônica Paiva, das Óticas Cachoeiro.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS