Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação A Tribuna

Obra sem consultar moradores

| 14/10/2020, 10:53 10:53 h | Atualizado em 14/10/2020, 10:57

Estrutura metálica sendo erguida ao lado do Santuário de São José de Anchieta
Estrutura metálica sendo erguida ao lado do Santuário de São José de Anchieta |  Foto: Guilherme Heinisch Gomes
“Uma estrutura metálica está sendo erguida ao lado do Santuário de São José de Anchieta com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, relata o comerciário Guilherme Heinisch Gomes.

Segundo ele, a placa frontal não informa o valor, a data de início e término da obra, sem contar que a comunidade não foi ouvida.

“Quem mora no entorno teve que apresentar o projeto ao Iphan e, agora, o mesmo instituto realiza essa obra sem dar satisfação aos moradores”.

A Prefeitura de Anchieta informa que o projeto arquitetônico apresentado ao município foi aprovado. A obra é acompanhada pelo Iphan.

Já o Iphan destaca que a restauração do Santuário de São José de Anchieta está a cargo do Instituto Modus Vivendi. Os recursos foram obtidos via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vale e do BNDES, da ordem de R$ 4,3 milhões.

O Instituto Modus Vivendi acrescenta que o restauro está sendo feito por profissionais especializados e busca preservar as características originais do monumento e da arquitetura jesuítica do século XVI.

Como qualquer patrimônio turístico e religioso do mundo, o Santuário precisava de um café, uma lojinha e banheiros, que ficarão em uma área lateral, isolada e sem uso.

Foi erguido de modo a deixar livre a visão da fachada do Santuário.

A obra é suspensa para que não ocupe o espaço do Santuário e terá uma área de contemplação de toda a cidade, com vistas especiais do rio e do mar. Dentro da construção Jesuítica, será feita a montagem de um Museu, de um Centro de Documentação Jesuítica e de uma Biblioteca, além de acessibilidade e climatização.

MATÉRIAS RELACIONADAS